Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado em casos de relações sexuais desprotegidas ou falhas no uso de outros métodos contraceptivos. O tema é importante para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, uma vez que é uma fase em que estão iniciando sua vida sexual e precisam conhecer os métodos contraceptivos disponíveis.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Pílula do dia seguinte" e explique sua importância para a prevenção da gravidez indesejada e de DSTs. Pode-se utilizar exemplos práticos para ilustrar a importância do tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e explique a metodologia Estudo de Caso que será utilizada atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem escolher um problema relacionado ao tema e definir a temática da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros, para obter dados que possam ajudar a compreender o problema escolhido.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto do problema escolhido, identificando o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais para entender melhor o problema e suas causas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos devem propor soluções para o problema escolhido e pensar em ações que possam contribuir com a disseminação da informação.

    Proponha aos alunos que criem um infográfico que contenha informações sobre o tema e as soluções propostas pelo grupo. O infográfico pode ser distribuído na comunidade, como forma de disseminar a informação.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Compreender a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade das informações apresentadas no infográfico.
  • Coerência entre o problema escolhido e as soluções propostas pelo grupo.
  • Clareza na apresentação dos dados obtidos durante a pesquisa.
  • Utilização correta da metodologia Estudo de Caso.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os grupos durante a realização da atividade.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos.
  • Esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar entrevistas e pesquisas de forma ética e responsável.
  • Propor soluções coerentes com o problema escolhido.
  • Criar um infográfico claro e informativo.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva para a turma.