Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual desprotegida ou em caso de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os estudantes entendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo comum e que seu uso deve ser feito apenas em emergências. Na metodologia de gamificação, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para entender melhor o tema e seus subtópicos, como a eficácia dos métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar o tema e explicar sobre a pílula do dia seguinte, suas indicações e contraindicações. Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre os métodos contraceptivos mais utilizados e suas eficácias.Etapa 2 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, com um tabuleiro de 51 casas, pinos, cards de perguntas e ações e um dado. Os alunos devem incluir perguntas sobre a pílula do dia seguinte e outros métodos contraceptivos, bem como sobre a prevenção de DSTs.Etapa 3 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos demais grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações indicadas no tabuleiro. Importante acompanhar e orientar os grupos.Etapa 4 - Discussão
Ao final do teste dos jogos, os alunos irão discutir sobre as informações apresentadas e esclarecer dúvidas sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos serão avaliados pela participação na criação do jogo, na execução do jogo criado pelos demais grupos e na discussão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
- Compreender a importância da prevenção de gravidez precoce e DSTs
- Desenvolver a habilidade de comparar e escolher o método contraceptivo mais adequado para cada situação
Critérios de avaliação
- Participação na criação do jogo de tabuleiro
- Execução do jogo criado pelos demais grupos
- Participação na discussão do tema
- Qualidade das perguntas e ações incluídas no jogo
- Clareza nas explicações sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs
Ações do professor
- Explicar sobre o tema e orientar os grupos na criação do jogo
- Acompanhar e orientar os grupos durante a execução do jogo
- Esclarecer dúvidas e fomentar a discussão sobre o tema
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os métodos contraceptivos e suas eficácias
- Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema
- Executar o jogo criado pelos demais grupos
- Participar da discussão sobre o tema
- Esclarecer dúvidas sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.