Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual desprotegida ou em caso de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os estudantes entendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo comum e que seu uso deve ser feito apenas em emergências. Na metodologia de gamificação, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para entender melhor o tema e seus subtópicos, como a eficácia dos métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e explicar sobre a pílula do dia seguinte, suas indicações e contraindicações. Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre os métodos contraceptivos mais utilizados e suas eficácias.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, com um tabuleiro de 51 casas, pinos, cards de perguntas e ações e um dado. Os alunos devem incluir perguntas sobre a pílula do dia seguinte e outros métodos contraceptivos, bem como sobre a prevenção de DSTs.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos demais grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações indicadas no tabuleiro. Importante acompanhar e orientar os grupos.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Ao final do teste dos jogos, os alunos irão discutir sobre as informações apresentadas e esclarecer dúvidas sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados pela participação na criação do jogo, na execução do jogo criado pelos demais grupos e na discussão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
  • Compreender a importância da prevenção de gravidez precoce e DSTs
  • Desenvolver a habilidade de comparar e escolher o método contraceptivo mais adequado para cada situação

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do jogo de tabuleiro
  • Execução do jogo criado pelos demais grupos
  • Participação na discussão do tema
  • Qualidade das perguntas e ações incluídas no jogo
  • Clareza nas explicações sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs

Ações do professor

  • Explicar sobre o tema e orientar os grupos na criação do jogo
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a execução do jogo
  • Esclarecer dúvidas e fomentar a discussão sobre o tema

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os métodos contraceptivos e suas eficácias
  • Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema
  • Executar o jogo criado pelos demais grupos
  • Participar da discussão sobre o tema
  • Esclarecer dúvidas sobre os métodos contraceptivos e a prevenção de DSTs.