Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado para evitar uma gravidez indesejada após uma relação sexual sem proteção ou em caso de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os estudantes entendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo regular e não deve ser utilizado com frequência, mas sim em emergências. A proposta é envolver os estudantes em um debate crítico sobre a pílula do dia seguinte, comparando seu modo de ação e eficácia com outros métodos contraceptivos, e discutindo a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado para prevenir a gravidez precoce e indesejada e DSTs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explicar o objetivo da aula e apresentar os conceitos básicos da pílula do dia seguinte. Em seguida, dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar um questionário para que cada grupo responda individualmente. O questionário deve conter perguntas como: "Você já ouviu falar sobre a pílula do dia seguinte?", "Você sabe como ela funciona?", "Você já utilizou a pílula do dia seguinte?". Incentive os alunos a discutir as respostas com seus colegas de grupo.

  2. Etapa 2 - Debate crítico

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para os seguintes tópicos: modo de ação e eficácia da pílula do dia seguinte, comparação com outros métodos contraceptivos, responsabilidade compartilhada na escolha e utilização do método contraceptivo. Os grupos devem apresentar seus templates e debater em conjunto com os demais grupos.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos de métodos contraceptivos, como preservativo masculino e feminino, DIU, pílula anticoncepcional, entre outros. Os alunos devem discutir em grupo a eficácia e as vantagens e desvantagens de cada método.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir em conjunto e apresentar suas conclusões sobre o tema, levando em consideração os critérios estabelecidos em seus templates de avaliação por rúbrica.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Realizar uma conclusão geral da aula, resumindo os principais pontos discutidos pelos alunos e incentivando-os a compartilhar as informações aprendidas com seus amigos e familiares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Incentivar o debate crítico e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos básicos da pílula do dia seguinte.
  • Participação e engajamento no debate crítico.
  • Capacidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Habilidade de justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos básicos da pílula do dia seguinte.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o questionário.
  • Estimular o debate crítico e auxiliar os alunos na criação dos templates de avaliação por rúbrica.
  • Apresentar exemplos práticos de métodos contraceptivos.
  • Fazer uma conclusão geral da aula.

Ações do aluno

  • Participar do debate crítico e apresentar suas opiniões.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.
  • Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Discutir em grupo a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Colaborar e trabalhar em grupo.