Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que pode ser utilizado após uma relação sexual sem proteção ou em casos de falha do método contraceptivo utilizado. É importante que os alunos compreendam que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo regular e que seu uso deve ser esporádico e não frequente. A proposta é que os alunos possam comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

  1. Etapa 1 - Organização

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os grupos devem ser orientados para poderem realizar as atividades.

    Estação 1: Pesquisa sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, como funcionam e sua eficácia na prevenção de gravidez e DSTs. Os alunos devem produzir um material visual para apresentação.

    Estação 2: Debate sobre a escolha do método contraceptivo mais adequado para cada pessoa. Os alunos devem produzir um roteiro para o debate e apresentar para a turma.

    Estação 3: Simulação de uma situação em que a pílula do dia seguinte é necessária. Os alunos devem discutir sobre as possíveis consequências do uso frequente da pílula do dia seguinte e produzir um material visual para apresentação.


  2. Etapa 2 - Desenvolvimento

    Os alunos devem ser divididos novamente em grupos para poderem compartilhar as informações e resultados das atividades realizadas nas estações.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Promova uma discussão em sala de aula sobre os resultados das atividades e as conclusões dos alunos sobre os diferentes métodos contraceptivos.

  4. Etapa 4 - Elaboração da produção visual

    Os alunos devem produzir um material visual sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado para prevenir gravidez precoce e DSTs.

  5. Etapa 5 - Apresentação da produção

    Apresentação dos materiais produzidos pelos alunos e discussão em sala de aula sobre a importância da prevenção de gravidez precoce e DSTs.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliação da atividade pelos alunos e pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Compreender a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Discutir sobre a prevenção de gravidez precoce e DSTs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.
  • Produção de materiais visuais e roteiros para debate.
  • Compreensão dos alunos sobre os diferentes métodos contraceptivos e sua eficácia na prevenção de gravidez precoce e DSTs.
  • Capacidade dos alunos em justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Qualidade da apresentação dos materiais produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
  • Promover a discussão em sala de aula sobre os resultados das atividades e as conclusões dos alunos.
  • Avaliar a atividade realizada pelos alunos.
  • Estimular a produção de materiais visuais e roteiros para debate pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas nas estações.
  • Produzir materiais visuais e roteiros para debate.
  • Compartilhar as informações e resultados das atividades realizadas nas estações.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Avaliar a atividade realizada.