Aula sobre Pilula Do Dia Seguinte
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Organização
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os grupos devem ser orientados para poderem realizar as atividades.Estação 1: Pesquisa sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, como funcionam e sua eficácia na prevenção de gravidez e DSTs. Os alunos devem produzir um material visual para apresentação.
Estação 2: Debate sobre a escolha do método contraceptivo mais adequado para cada pessoa. Os alunos devem produzir um roteiro para o debate e apresentar para a turma.
Estação 3: Simulação de uma situação em que a pílula do dia seguinte é necessária. Os alunos devem discutir sobre as possíveis consequências do uso frequente da pílula do dia seguinte e produzir um material visual para apresentação.
Etapa 2 - Desenvolvimento
Os alunos devem ser divididos novamente em grupos para poderem compartilhar as informações e resultados das atividades realizadas nas estações.Etapa 3 - Discussão
Promova uma discussão em sala de aula sobre os resultados das atividades e as conclusões dos alunos sobre os diferentes métodos contraceptivos.Etapa 4 - Elaboração da produção visual
Os alunos devem produzir um material visual sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado para prevenir gravidez precoce e DSTs.Etapa 5 - Apresentação da produção
Apresentação dos materiais produzidos pelos alunos e discussão em sala de aula sobre a importância da prevenção de gravidez precoce e DSTs.Etapa 6 - Avaliação
Avaliação da atividade pelos alunos e pelo professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Compreender a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
- Discutir sobre a prevenção de gravidez precoce e DSTs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.
- Produção de materiais visuais e roteiros para debate.
- Compreensão dos alunos sobre os diferentes métodos contraceptivos e sua eficácia na prevenção de gravidez precoce e DSTs.
- Capacidade dos alunos em justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
- Qualidade da apresentação dos materiais produzidos pelos alunos.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
- Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
- Promover a discussão em sala de aula sobre os resultados das atividades e as conclusões dos alunos.
- Avaliar a atividade realizada pelos alunos.
- Estimular a produção de materiais visuais e roteiros para debate pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas nas estações.
- Produzir materiais visuais e roteiros para debate.
- Compartilhar as informações e resultados das atividades realizadas nas estações.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.
- Avaliar a atividade realizada.