Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A pintura corporal é uma forma de arte milenar presente em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, os estudantes serão apresentados às técnicas de pintura corporal utilizadas pelos povos indígenas e hindus, além de entenderem a importância cultural e simbólica dessas práticas. A metodologia ativa _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__rojetos_ será utilizada para que os alunos possam desenvolver um diário de bordo, no qual eles poderão explorar as diferentes etapas do projeto, desde a identificação do problema até a solução. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e apreciação das artes visuais, além de ampliar sua percepção e repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma apresentação sobre a pintura corporal, mostrando imagens e vídeos sobre as técnicas utilizadas pelos povos indígenas e hindus. Incentive os estudantes a fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Em grupos, os estudantes deverão identificar um problema relacionado à pintura corporal, como a falta de conhecimento sobre as técnicas utilizadas ou a falta de valorização cultural dessas práticas. Cada grupo deverá apresentar seu problema para a turma. Oriente os alunos durante o processo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá apresentar alternativas para solucionar o problema identificado. Essas alternativas podem incluir a realização de uma exposição sobre a pintura corporal, a produção de um vídeo sobre as técnicas utilizadas pelos povos indígenas e hindus, entre outras possibilidades. Estimule a criatividade dos alunos durante o processo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher uma alternativa para solucionar o problema identificado anteriormente e começar a desenvolver o projeto. Oriente os estudantes na produção do diário de bordo, que deverá conter informações sobre o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deverá apresentar seu projeto para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os estudantes poderão utilizar recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar seus projetos.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Ao final das apresentações, o professor promova uma discussão e reflexão sobre o tema, incentivando os estudantes a compartilhar suas opiniões e aprendizados sobre a pintura corporal.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos estudantes levando em consideração a participação nas atividades, a qualidade do diário de bordo e a apresentação do projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação das artes visuais.
  • Ampliar a percepção e o repertório imagético dos estudantes.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolização dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Apresentação do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os estudantes na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na geração de alternativas e na escolha da solução.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes e promover a discussão e reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à pintura corporal.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Desenvolver o projeto e produzir o diário de bordo.