Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A pintura corporal é uma prática artística que tem sido utilizada por diversas culturas ao longo da história. Nesta aula, os alunos conhecerão as pinturas corporais indígenas e hindus, aprendendo suas características e significados. Além disso, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e mostrando exemplos de pinturas corporais indígenas e hindus. Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios para iniciar a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Oriente os alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Forneça um modelo de mapa conceitual para ajudar os alunos a organizarem suas ideias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Oriente a discussão, incentivando os alunos a fazerem perguntas e aprofundarem suas reflexões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e como chegaram a elas. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Produção de pinturas corporais

    Com base nos mapas conceituais, os alunos produzirão suas próprias pinturas corporais, inspirados nas culturas indígenas e hindus. Forneça materiais como tintas, pincéis e esponjas, além de orientar os alunos na criação de suas pinturas.

  6. Etapa 6 - Exposição das pinturas corporais

    Os alunos exibirão suas pinturas corporais para a turma, explicando suas escolhas e inspirações. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e comentários sobre as pinturas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade, comentando o que aprenderam e como se sentiram durante a produção das pinturas corporais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na produção da pintura corporal.
  • Coerência entre a pintura corporal e as culturas indígenas e hindus estudadas.
  • Participação ativa na exposição das pinturas corporais.
  • Reflexão crítica sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer materiais e orientação na produção das pinturas corporais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
  • Fazer reflexões críticas sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Produzir uma pintura corporal criativa e original.
  • Participar ativamente na exposição das pinturas corporais.
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a atividade.
  • Cooperar com os colegas de grupo durante a atividade.