Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos irão explorar a arte de pintura corporal, com foco nas tradições indígenas e hindus. A pintura corporal é uma forma de arte que tem sido praticada por muitas culturas em todo o mundo, e é uma maneira de expressar identidade, crenças religiosas, etc. Os alunos irão aprender sobre as tradições de pintura corporal dessas culturas e como elas são aplicadas em diferentes contextos. Eles também irão explorar a metodologia ativa _Cultura Maker_, que os ajudará a criar um diário de bordo em grupo, com foco em _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. O objetivo é que os alunos desenvolvam sua capacidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é pintura corporal. Incentive os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Também mostre aos alunos exemplos de pinturas corporais indígenas e hindus.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos para pesquisar sobre as tradições de pintura corporal indígena e hindu. Eles devem encontrar informações sobre as técnicas utilizadas, os significados por trás das pinturas e como elas são aplicadas em diferentes contextos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir e compartilhar suas descobertas. Eles devem discutir as semelhanças e diferenças entre as tradições de pintura corporal indígena e hindu.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem criar uma lista de possíveis situações em que a pintura corporal pode ser aplicada, como em cerimônias religiosas, festivais ou eventos esportivos. Eles devem escolher uma situação e criar um design de pintura corporal para essa ocasião. Oriente os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem criar um diário de bordo em grupo, com foco em _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. Eles devem incluir uma descrição da situação escolhida, o design de pintura corporal criado e uma explicação sobre o significado por trás do design.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar a situação escolhida, o design de pintura corporal criado e o significado por trás do design. Forneça feedbacks e estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Faça os alunos refletirem sobre o que aprenderam nesta aula e como a metodologia ativa _Cultura Maker_ os ajudou a desenvolver sua capacidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Criatividade na geração de alternativas e solução.
  • Clareza e coerência na apresentação do diário de bordo em grupo.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de pinturas corporais indígenas e hindus.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Dar feedback construtivo sobre as apresentações dos diários de bordo em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Contribuir com ideias criativas na geração de alternativas e solução.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Refletir sobre o aprendido na aula.