Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta aula, os alunos irão explorar a arte de pintura corporal, com foco nas tradições indígenas e hindus. A pintura corporal é uma forma de arte que tem sido praticada por muitas culturas em todo o mundo, e é uma maneira de expressar identidade, crenças religiosas, etc. Os alunos irão aprender sobre as tradições de pintura corporal dessas culturas e como elas são aplicadas em diferentes contextos. Eles também irão explorar a metodologia ativa _Cultura Maker_, que os ajudará a criar um diário de bordo em grupo, com foco em _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. O objetivo é que os alunos desenvolvam sua capacidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é pintura corporal. Incentive os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Também mostre aos alunos exemplos de pinturas corporais indígenas e hindus.Etapa 2 - Pesquisa
Divida os alunos em grupos para pesquisar sobre as tradições de pintura corporal indígena e hindu. Eles devem encontrar informações sobre as técnicas utilizadas, os significados por trás das pinturas e como elas são aplicadas em diferentes contextos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir e compartilhar suas descobertas. Eles devem discutir as semelhanças e diferenças entre as tradições de pintura corporal indígena e hindu.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem criar uma lista de possíveis situações em que a pintura corporal pode ser aplicada, como em cerimônias religiosas, festivais ou eventos esportivos. Eles devem escolher uma situação e criar um design de pintura corporal para essa ocasião. Oriente os alunos durante o processo.Etapa 5 - Solução
Os grupos devem criar um diário de bordo em grupo, com foco em _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. Eles devem incluir uma descrição da situação escolhida, o design de pintura corporal criado e uma explicação sobre o significado por trás do design.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar a situação escolhida, o design de pintura corporal criado e o significado por trás do design. Forneça feedbacks e estimule a participação de todos.Etapa 7 - Reflexão
Faça os alunos refletirem sobre o que aprenderam nesta aula e como a metodologia ativa _Cultura Maker_ os ajudou a desenvolver sua capacidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Criatividade na geração de alternativas e solução.
- Clareza e coerência na apresentação do diário de bordo em grupo.
- Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de pinturas corporais indígenas e hindus.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Dar feedback construtivo sobre as apresentações dos diários de bordo em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Contribuir com ideias criativas na geração de alternativas e solução.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Refletir sobre o aprendido na aula.