Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos serão apresentados à técnica de pintura corporal, com foco nas tradições indígenas e hindus. A pintura corporal é uma forma de arte que tem sido praticada por muitas culturas ao longo da história, e ainda é uma forma de expressão artística importante em muitas comunidades. Os alunos serão incentivados a pesquisar e apreciar diferentes formas de pintura corporal, bem como a entender a importância cultural e simbólica dessa prática. A metodologia _Design Sprint_ será utilizada para guiar os alunos em uma jornada criativa, na qual eles irão criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da pintura corporal nas culturas indígenas e hindus. Mostre exemplos de pinturas corporais e incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos e oriente-os em uma pesquisa sobre as tradições de pintura corporal indígena e hindu. Eles deverão buscar informações sobre as técnicas utilizadas, os significados simbólicos das pinturas e a importância cultural dessas práticas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de uma pintura corporal, utilizando como inspiração as tradições indígenas e hindus. Eles deverão levar em consideração os significados simbólicos das pinturas e a importância cultural dessas práticas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir as diferentes ideias. Eles deverão chegar a um consenso sobre qual esboço será utilizado como base para a criação do protótipo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no esboço escolhido, os alunos irão criar um protótipo de pintura corporal. Eles deverão utilizar materiais disponíveis na sala de aula, como lápis de cor, canetas hidrográficas e tintas guache.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e discutir as diferentes ideias. Eles deverão chegar a um consenso sobre qual protótipo será utilizado como base para a pintura corporal final.

  7. Etapa 7 - Pintura corporal final

    Com base no protótipo escolhido, os alunos irão criar a pintura corporal final. Eles deverão utilizar materiais disponíveis na sala de aula, como tintas guache e pincéis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade dos esboços e protótipos criados pelos grupos.
  • Coerência entre o esboço, o protótipo e a pintura corporal final.
  • Utilização adequada dos materiais disponíveis na sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da pintura corporal nas culturas indígenas e hindus.
  • Orientar os alunos durante as etapas de pesquisa, esboço, decisão, prototipação e teste.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a troca de ideias entre os grupos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as etapas de criação da pintura corporal final.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as tradições de pintura corporal indígena e hindu.
  • Criar um esboço de uma pintura corporal, utilizando como inspiração as tradições indígenas e hindus.
  • Chegar a um consenso sobre qual esboço será utilizado como base para a criação do protótipo.
  • Criar um protótipo de pintura corporal, utilizando materiais disponíveis na sala de aula.
  • Criar a pintura corporal final, utilizando materiais disponíveis na sala de aula.