Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A pintura corporal é uma prática milenar presente em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, os alunos conhecerão as pinturas corporais indígenas e hindus para entender como elas são utilizadas em rituais e celebrações. A metodologia utilizada será _Design Thinking_, que consiste em colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as culturas estudadas e a desenvolver uma visão mais empática sobre elas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize as pinturas corporais indígenas e hindus. Mostre aos alunos imagens e exemplos de como essas pinturas são utilizadas em rituais e celebrações.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre as culturas estudadas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre as informações coletadas no mapa de empatia. Medie a discussão, incentivando a troca de ideias e a reflexão sobre as culturas estudadas.

  4. Etapa 4 - Desenho das pinturas corporais

    Com base nos mapas de empatia, os alunos irão criar pinturas corporais indígenas e hindus estudadas, utilizando lápis de cor e papel sulfite. Auxilie na escolha das cores e na reprodução dos desenhos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos desenhos

    Os alunos irão apresentar seus desenhos e explicar o que aprenderam sobre as pinturas corporais indígenas e hindus. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Criatividade na elaboração dos desenhos.
  • Capacidade de reflexão sobre o tema estudado.
  • Utilização adequada dos materiais disponíveis.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Auxiliar na escolha das cores e na reprodução dos desenhos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Desenhar as pinturas corporais indígenas e hindus estudadas.
  • Apresentar seus desenhos e explicar o que aprenderam sobre as pinturas corporais.
  • Compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema estudado.