Aula sobre Pintura Corporal Indigena E Hindu

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A pintura corporal é uma prática artística presente em diversas culturas ao redor do mundo, incluindo as culturas indígenas e hindus. Na cultura indígena, a pintura corporal é utilizada em rituais e celebrações, enquanto na cultura hindu a pintura corporal é utilizada em festivais religiosos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a pintura corporal nessas duas culturas, e como ela é utilizada como forma de expressão artística. A metodologia utilizada será o _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, apresentando imagens de pinturas corporais indígenas e hindus. Os alunos irão discutir em grupo o que eles observam nas imagens e o que eles sabem sobre a pintura corporal nessas culturas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem em grupos sobre a pintura corporal nas culturas indígenas e hindus. Eles irão utilizar fontes como livros, artigos e vídeos para coletar informações sobre a história, significado e técnicas utilizadas nessas culturas.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando imagens e exemplos práticos para ilustrar suas descobertas. Incentive a participação e o diálogo entre os alunos durante as apresentações.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Oriente os alunos na experimentação da pintura corporal em si ou em um colega, utilizando técnicas e materiais inspirados nas culturas indígenas e hindus. Forneça os materiais necessários e oriente os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Estimule uma reflexão sobre a experiência de experimentar a pintura corporal, discutindo em grupo o que eles aprenderam sobre as culturas indígenas e hindus e como a pintura corporal é utilizada como forma de expressão artística nessas culturas.

  6. Etapa 6 - Registro de aprendizagem

    Oriente os alunos na criação de um template de registro de aprendizagem com os campos de check-in e check-out. Eles irão registrar suas reflexões e aprendizados sobre a pintura corporal nas culturas indígenas e hindus.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a arte e as culturas ao seu redor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e habilidade na execução da pintura corporal.
  • Reflexão crítica sobre a experiência de experimentar a pintura corporal.
  • Qualidade do registro de aprendizagem criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e orientação durante a atividade de experimentação da pintura corporal.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos durante as apresentações.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a experiência de experimentar a pintura corporal.
  • Orientar os alunos na criação do registro de aprendizagem.
  • Encorajar os alunos a continuar explorando a arte e as culturas ao seu redor.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma pesquisa completa e aprofundada sobre a pintura corporal nas culturas indígenas e hindus.
  • Experimentar a pintura corporal em si ou em um colega, utilizando técnicas e materiais inspirados nas culturas indígenas e hindus.
  • Refletir criticamente sobre a experiência de experimentar a pintura corporal.
  • Criar um registro de aprendizagem completo e bem estruturado.