Aula sobre Pintura Egipcia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo. Ela foi criada há mais de 5000 anos e é conhecida por suas cores vibrantes e pelos desenhos simbólicos. Os alunos serão introduzidos à pintura egípcia e aprenderão sobre sua história e características. Eles também criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema, mostrando imagens de pinturas egípcias e explicando sua importância e história.

  2. Etapa 2 - Aprendizagem Baseada em Problemas

    Divida a turma em grupos e apresente um problema relacionado à pintura egípcia. Os grupos terão que pesquisar e discutir soluções para o problema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas soluções para o problema, discuta e avalie as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e peça que os alunos criem um template para avaliar sua compreensão sobre a pintura egípcia. Os alunos devem incluir campos para "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Os alunos preencherão o template com suas avaliações sobre o que aprenderam sobre a pintura egípcia.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo suas avaliações, oriente-os a compreender melhor o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem a aprender sobre a pintura egípcia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a pintura egípcia no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Pesquisar e discutir soluções para o problema apresentado.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre a pintura egípcia.