Aula sobre Pintura Egipcia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo, com uma grande importância na história da humanidade. Os egípcios acreditavam que a pintura era uma forma de comunicação com os deuses e, por isso, muitas das suas pinturas eram feitas em templos e túmulos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as técnicas utilizadas pelos egípcios na pintura e como elas eram usadas para contar histórias e transmitir mensagens.

  1. Etapa 1 - Introdução (30 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a pintura egípcia, a partir de uma roda de conversa em que os alunos terão a oportunidade de compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (60 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente que realizem uma pesquisa sobre a pintura egípcia, utilizando livros e enciclopédias disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos (30 minutos)

    Apresente alguns exemplos de pinturas egípcias e explique como elas eram usadas para contar histórias e transmitir mensagens, a partir de uma exposição dialogada que permita que os alunos compartilhem o que pesquisaram também. Proponha uma análise crítica dos exemplos apresentados, pedindo para que a turma identifique as técnicas utilizadas pelos egípcios na pintura.

  4. Etapa 4 - Criação (60 minutos)

    Oriente que os alunos, em grupo, elaborem uma pintura egípcia utilizando as técnicas aprendidas durante a pesquisa e análise, pensando em uma mensagem que gostariam de transmitir a partir dela.

  5. Etapa 5 - Apresentação (30 minutos)

    Proponha um momento para que cada grupo apresente a sua pintura para a turma e explique a história ou mensagem que está sendo transmitida. Enquanto isso, os demais alunos podem fazer uma análise crítica das pinturas apresentadas, identificando as técnicas utilizadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação (30 minutos)

    Professor, apesar de a maior parte da atividade ter sido realizada em grupo, sugerimos que a avaliação seja individual e considere a participação nas atividades, a qualidade a pintura criada, a capacidade de análise crítica e a habilidade de contextualização do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação artística;
  • Desenvolver a habilidade de contextualização do tema.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades;
  • Qualidade da pintura criada;
  • Capacidade de análise crítica;
  • Habilidade de contextualização do tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos;
  • Apresentar exemplos práticos e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos;
  • Avaliar individualmente os alunos;
  • Dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Criar uma pintura egípcia em grupo;
  • Apresentar a pintura para a turma;
  • Participar da análise crítica das pinturas apresentadas.