Aula sobre Pintura Egipcia
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo, com mais de 5.000 anos de história. Ela foi usada para decorar templos, túmulos e outros monumentos, e é conhecida por suas cores vibrantes e formas estilizadas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história e os estilos da pintura egípcia, e criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema e os objetivos da aula, contextualização da pintura egípcia com exemplos práticos.Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)
Organize a turma em grupos e entregue o template de avaliação por pares, explicando que, ao final da atividade, eles deverão preenchê-lo.Etapa 3 - Pesquisa e análise (30 minutos)
Entregue aos grupos alguns exemplos de pintura egípcia e oriente que analisem e tentem reproduzir - com as mesmas técnicas, mas com imagens distintas - com lápis de cor, canetinhas ou tinta, a depender do que está disponível na escola. Par apoiar, disponibilize materiais analógicos, como livros e revistas.Etapa 4 - Criação do template (30 minutos)
Disponibilize também um tempo para que os grupos possam preencher o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Apresentação (10 minutos)
Proporcione um momento de apresentação das obras elaboradas pelos alunos.Etapa 6 - Feedback e encerramento (10 minutos)
Para finalizar, organize uma roda de conversa em que os alunos poderão trocar sobre o que anotaram na avaliação por pares e o que acharam das obras elaboradas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: Como o grupo se organizou para realizar a atividade?
- Apresentação e comunicação: Como o grupo se apresentou e se comunicou com a turma?
- Desempenho geral: Como o grupo se saiu na atividade como um todo?
Ações do professor
- Apresentar a história e os estilos da pintura egípcia, utilizando imagens e exemplos práticos;
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade de criação do template de avaliação por pares;
- Orientar os grupos na pesquisa e análise dos estilos da pintura egípcia;
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedback construtivo;
- Avaliar os templates criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes estilos da pintura egípcia;
- Trabalhar em grupo;
- Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado;
- Receber feedback dos colegas e do professor e utilizar para melhorar o desempenho na próxima atividade.