Aula sobre Pintura Egipcia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo, com mais de 5.000 anos de história. Ela foi usada para decorar templos, túmulos e outros monumentos, e é conhecida por suas cores vibrantes e formas estilizadas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história e os estilos da pintura egípcia, e criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e os objetivos da aula, contextualização da pintura egípcia com exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Organize a turma em grupos e entregue o template de avaliação por pares, explicando que, ao final da atividade, eles deverão preenchê-lo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e análise (30 minutos)

    Entregue aos grupos alguns exemplos de pintura egípcia e oriente que analisem e tentem reproduzir - com as mesmas técnicas, mas com imagens distintas - com lápis de cor, canetinhas ou tinta, a depender do que está disponível na escola. Par apoiar, disponibilize materiais analógicos, como livros e revistas.

  4. Etapa 4 - Criação do template (30 minutos)

    Disponibilize também um tempo para que os grupos possam preencher o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação (10 minutos)

    Proporcione um momento de apresentação das obras elaboradas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback e encerramento (10 minutos)

    Para finalizar, organize uma roda de conversa em que os alunos poderão trocar sobre o que anotaram na avaliação por pares e o que acharam das obras elaboradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: Como o grupo se organizou para realizar a atividade?
  • Apresentação e comunicação: Como o grupo se apresentou e se comunicou com a turma?
  • Desempenho geral: Como o grupo se saiu na atividade como um todo?

Ações do professor

  • Apresentar a história e os estilos da pintura egípcia, utilizando imagens e exemplos práticos;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade de criação do template de avaliação por pares;
  • Orientar os grupos na pesquisa e análise dos estilos da pintura egípcia;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedback construtivo;
  • Avaliar os templates criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes estilos da pintura egípcia;
  • Trabalhar em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado;
  • Receber feedback dos colegas e do professor e utilizar para melhorar o desempenho na próxima atividade.