Aula sobre Pintura Egipcia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo, datando de cerca de 5000 anos atrás. Os egípcios usavam a pintura para decorar suas tumbas, templos e objetos do cotidiano. A arte egípcia é caracterizada por uma forte simbologia e uma técnica de representação bidimensional. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a pintura egípcia e suas características.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, no ensino híbrido, é importante que os alunos tenham acesso a um material prévio para estudo. Portanto, sugerimos que você disponibilize materiais de pesquisa sobre o tema: “pintura egípcia”. Na aula, proponha uma roda de conversa em que os alunos possam compartilhar o que estudaram e aprenderam e anote as principais informações que surgirem.

  2. Etapa 2 - Símbolos

    Organize a turma em grupos e oriente que pesquisem sobre os símbolos presentes nas pinturas egípcias. Em seguida, apresente a técnica de pintura egípcia aos alunos e oriente que escolham um dos símbolos para desenhar em uma folha, usando as técnicas apresentadas. Essa obra deve ser apresentada e explicada aos demais colegas.

  3. Etapa 3 - Check-out

    Proponha um momento de apresentação e avaliação da aula, em que os alunos poderão refletir sobre o que aprenderam a respeito da pintura egípcia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a compreensão da arte egípcia e sua importância histórica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Compreensão e aplicação da técnica de pintura egípcia;
  • Criatividade e originalidade na pintura.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de pintura egípcia;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações sobre a pintura egípcia;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre a pintura egípcia;
  • Desenhar símbolos egípcios e explicar seu significado;
  • Criar uma pintura egípcia utilizando a técnica aprendida.