Aula sobre Pintura Egipcia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pintura egípcia é uma das mais antigas formas de arte do mundo. Ela é caracterizada por um estilo único, que se desenvolveu ao longo de milhares de anos. Os egípcios usavam a arte para contar histórias, representar a vida após a morte e homenagear seus deuses. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a pintura egípcia e criar seu próprio trabalho inspirado nessa arte antiga.

  1. Etapa 1 - Introdução (15 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a pintura egípcia na história da arte. A sugestão é de que, além da explicação, você compartilhe um vídeo explicativo, em que os alunos poderão realizar anotações sobre.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Organize a turma em grupos e entregue a eles um conjunto de imagens de pinturas egípcias. Oriente que cada grupo pesquise sobre a história, os símbolos e os temas representados nas pinturas e registrem suas descobertas no caderno ou folha de papel.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações (60 minutos)

    Professor, para essa metodologia, será necessário que você organize um material prévio para ser disponibilizado em cada estação. A ideia é que três estações sejam preparadas com diferentes atividades:

    Estação 1: Desenho - Os alunos deverão desenhar uma cena de uma pintura egípcia.

    Estação 2: Escrita - Os alunos irão escrever um poema ou uma história inspirada em uma pintura egípcia.

    Estação 3: Colagem - Os alunos criarão uma colagem usando imagens de pinturas egípcias.

    Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.


  4. Etapa 4 - Apresentação (30 minutos)

    Promova um momento de apresentação para que os grupos compartilhem suas obras com o restante da turma. Peça para explicarem o que criaram e como se inspiraram nas pinturas egípcias.

  5. Etapa 5 - Discussão (15 minutos)

    Conduza uma discussão sobre as diferentes atividades e como elas se relacionam com a pintura egípcia. A ideia é que os alunos possam compartilhar suas opiniões e aprendizados.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    Ao final, entregue aos alunos o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”. Oriente que pensem sobre a atividade e a avaliem, considerando essas premissas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade e originalidade das criações artísticas;
  • Capacidade de análise e interpretação das pinturas egípcias.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula e apresentar os objetivos;
  • Orientar os alunos na pesquisa e nas atividades propostas;
  • Conduzir a discussão e avaliação das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Criar trabalhos artísticos originais e baseados nas pinturas egípcias.