Aula sobre Pintura Egipcia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A pintura egípcia é uma das formas de arte mais antigas do mundo, com uma história que remonta há mais de 5.000 anos. Os antigos egípcios usavam a pintura para decorar suas tumbas, templos e palácios, e muitas dessas obras de arte ainda existem hoje. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a pintura egípcia, suas técnicas e estilos, e como ela se encaixa na história da arte. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, além de aprender sobre a história da arte egípcia.
Etapa 1 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a pintura egípcia em fontes confiáveis, como livros e sites especializados. Eles deverão coletar informações sobre as técnicas e estilos utilizados na pintura egípcia, bem como sobre a história e a cultura do Egito Antigo.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da pintura egípcia na história da arte. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 3 - Template Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, incluindo os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação para refletir sobre a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar suas descobertas. Eles deverão usar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar e refletir sobre as informações compartilhadas pelos colegas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma, utilizando recursos visuais como slides ou cartazes. Os alunos deverão usar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar e refletir sobre as apresentações dos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos abordados e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam. Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar e refletir sobre a atividade na totalidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
- Contextualizar a pintura egípcia no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
Critérios de avaliação
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre a atividade na totalidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar as apresentações dos grupos e fornecer feedback construtivo.
- Resumir os principais pontos abordados na aula e estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre a pintura egípcia em fontes confiáveis.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo adequadamente.
- Preparar e apresentar uma apresentação sobre as descobertas do grupo.
- Refletir criticamente sobre a atividade na totalidade.