Aula sobre Pintura Rupestre

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A pintura rupestre é uma das primeiras formas de arte da humanidade e pode ser encontrada em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Essa arte é caracterizada por desenhos e pinturas feitos em paredes de cavernas ou rochas, que retratam cenas do cotidiano, animais, plantas e outros elementos da natureza.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor iniciará a aula apresentando o tema da pintura rupestre e sua importância histórica e cultural. Serão mostrados exemplos de pinturas rupestres encontradas em diferentes partes do mundo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de imagens de pinturas rupestres. Eles deverão observar as imagens e discutir em grupo o que conseguem identificar na pintura, como animais, formas geométricas, pessoas, etc. Depois, cada grupo apresentará suas observações para a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo escolherá uma das pinturas rupestres para reproduzir em um esboço. Eles deverão pensar em como representar a pintura em um desenho simples, utilizando apenas lápis e papel. O professor deverá incentivar a criatividade dos alunos e a utilização de diferentes técnicas de desenho.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e o professor conduzirá uma discussão sobre as diferentes formas de representar a pintura rupestre. Os alunos deverão decidir em grupo qual a melhor forma de representar a pintura em um desenho simples.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Cada grupo deverá criar um desenho final da pintura rupestre escolhida, utilizando diferentes técnicas de desenho, como lápis, giz de cera, canetinhas, etc. Depois, os desenhos serão expostos na sala de aula e os alunos farão uma votação para escolher o melhor desenho.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    O professor conduzirá uma discussão final sobre a importância da pintura rupestre como forma de arte e sua relação com a história e a cultura. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões e a refletir sobre como a arte pode ser uma forma de expressão e comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte como forma de expressão e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização de diferentes técnicas de desenho na criação dos desenhos finais.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos.
  • Reflexão sobre a importância da pintura rupestre como forma de arte e sua relação com a história e a cultura.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir as discussões e reflexões de forma aprofundada e crítica.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre seu desempenho nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Observar e identificar elementos nas pinturas rupestres.
  • Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.
  • Cooperar e trabalhar em equipe com os demais alunos.
  • Refletir sobre a importância da pintura rupestre como forma de arte e sua relação com a história e a cultura.