Aula sobre Pintura Rupestre

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A pintura rupestre é uma das primeiras formas de expressão artística da humanidade, datada de milhares de anos atrás. Ela pode ser encontrada em diversas partes do mundo, como na Europa, África, Ásia e América. Além disso, é possível observar a presença da pintura rupestre em algumas culturas indígenas brasileiras, como os Xavante, Karajá e Guarani.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar brevemente o que é a pintura rupestre e onde ela pode ser encontrada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia (imagem em anexo) sobre os nossos antepassados que produziram as pinturas rupestres. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem pesquisar sobre a vida dos nossos antepassados e tentar entender como eles se sentiam ao produzir essas pinturas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia para a turma e discutir as principais descobertas e conclusões.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    O professor irá apresentar alguns exemplos de pinturas rupestres encontradas em diferentes partes do mundo. Os alunos devem observar as semelhanças e diferenças entre elas.

  5. Etapa 5 - Produção de pinturas rupestres

    Cada grupo irá produzir uma pintura rupestre utilizando materiais simples, como carvão, argila e pigmentos naturais. Os alunos devem se inspirar nos exemplos apresentados e no mapa de empatia criado para produzir a sua pintura.

  6. Etapa 6 - Apresentação das pinturas

    Cada grupo irá apresentar a sua pintura rupestre para a turma e explicar o que ela representa e como foi produzida.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor irá conduzir uma reflexão final sobre a importância da pintura rupestre como forma de expressão artística e como ela pode nos ajudar a entender melhor a nossa história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Estimular o interesse dos alunos pela história e cultura dos nossos antepassados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade da pintura rupestre produzida.
  • Coerência entre a pintura produzida e o mapa de empatia criado.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre a importância da pintura rupestre.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos de pinturas rupestres.
  • Acompanhar e orientar os alunos na produção das pinturas rupestres.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância da pintura rupestre.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar informações sobre a vida dos nossos antepassados.
  • Criar um mapa de empatia sobre os nossos antepassados.
  • Produzir uma pintura rupestre inspirada nos exemplos apresentados e no mapa de empatia criado.
  • Apresentar a pintura rupestre produzida para a turma e explicar o que ela representa e como foi produzida.