Aula sobre Pintura Rupestre

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pintura rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela pode ser encontrada em diversas partes do mundo, como na Europa, África, Ásia e América. Essas pinturas eram feitas em cavernas, rochas e paredões, e retratavam a vida cotidiana dos povos antigos, como caçadas, rituais e cenas de guerra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula apresentando a temática da pintura rupestre e sua importância histórica. Em seguida, dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explicará a metodologia ativa Gamificação.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos terão 30 minutos para criar o jogo de tabuleiro com base na pintura rupestre. Eles deverão definir as regras, criar o tabuleiro com 51 casas (caso necessário), desenhar os pinos e os cards de perguntas e ações.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo definido pelo professor para pesquisar sobre a pintura rupestre e seus subtemas, como as técnicas utilizadas, as cenas retratadas e os povos que as criaram. Eles deverão criar as perguntas e ações dos cards com base nessa pesquisa.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos deverão testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade, as regras e as perguntas e ações dos cards.

  5. Etapa 5 - Finalização

    O professor encerrará a aula fazendo uma reflexão sobre o processo de criação do jogo e a importância da pintura rupestre como forma de expressão artística e histórica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades artísticas dos alunos;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação de jogos;
  • Promover a pesquisa e a reflexão crítica sobre a pintura rupestre;
  • Estimular a aprendizagem ativa e participativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo criado;
  • Qualidade das perguntas e ações dos cards;
  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo;
  • Conhecimento e pesquisa sobre a pintura rupestre;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação do jogo e a importância da pintura rupestre.

Ações do professor

  • Apresentar a temática da pintura rupestre e a metodologia ativa Gamificação;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante a criação do jogo;
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a pintura rupestre;
  • Promover a participação e a colaboração dos alunos;
  • Fazer uma reflexão sobre o processo de criação do jogo e a importância da pintura rupestre.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro com base na pintura rupestre;
  • Pesquisar sobre a pintura rupestre e seus subtemas;
  • Criar as perguntas e ações dos cards com base na pesquisa;
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks;
  • Refletir sobre o processo de criação do jogo e a importância da pintura rupestre.