Aula sobre Pintura Rupestre
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A pintura rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade, e pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Ela é caracterizada por desenhos e pinturas feitas em paredes de cavernas, rochas ou abrigos naturais.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a pintura rupestre, mostrando imagens e vídeos de exemplos encontrados em diferentes partes do mundo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o tema.Etapa 2 - Preparação dos grupos
Os alunos serão divididos em 4 ou 5 grupos. Cada grupo irá se reunir para pesquisar e discutir sobre um aspecto específico da pintura rupestre, como as técnicas utilizadas, os temas mais comuns, o contexto histórico em que foram produzidas, entre outros. Os grupos irão preparar seus argumentos para apresentar durante o debate.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre o tema proposto. Quando um dos grupos estiver apresentando, os outros grupos devem registrar as principais ideias apresentadas durante o debate.Etapa 4 - Conclusão
O professor irá fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e incentivar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e impressões sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e clareza na exposição das ideias.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Capacidade de reflexão e síntese.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na divisão dos grupos e na preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
- Incentivar a reflexão e a síntese das ideias apresentadas.
- Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para a discussão.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Pesquisar e discutir sobre o tema proposto.
- Preparar argumentos claros e coerentes.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.