Aula sobre Pintura Rupestre

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A pintura rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade, e pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Ela é caracterizada por desenhos e pinturas feitas em paredes de cavernas, rochas ou abrigos naturais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a pintura rupestre, mostrando imagens e vídeos de exemplos encontrados em diferentes partes do mundo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Preparação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 ou 5 grupos. Cada grupo irá se reunir para pesquisar e discutir sobre um aspecto específico da pintura rupestre, como as técnicas utilizadas, os temas mais comuns, o contexto histórico em que foram produzidas, entre outros. Os grupos irão preparar seus argumentos para apresentar durante o debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre o tema proposto. Quando um dos grupos estiver apresentando, os outros grupos devem registrar as principais ideias apresentadas durante o debate.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e incentivar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e impressões sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na exposição das ideias.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Capacidade de reflexão e síntese.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na divisão dos grupos e na preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
  • Incentivar a reflexão e a síntese das ideias apresentadas.
  • Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para a discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e discutir sobre o tema proposto.
  • Preparar argumentos claros e coerentes.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.