Aula sobre Pintura Rupestre

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pintura rupestre é uma forma de expressão artística que remonta a milhares de anos e que desempenha um papel fundamental na compreensão e preservação da história e cultura da humanidade. Essas pinturas são encontradas em paredes de cavernas, abrigos rochosos e formações naturais ao redor do mundo, testemunhando a criatividade e o talento dos nossos antepassados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor inicia a aula apresentando a pintura rupestre e sua importância histórica e cultural. Ele pode mostrar imagens de pinturas rupestres em diferentes partes do mundo e explicar como elas foram feitas. O professor também pode perguntar aos alunos se eles já viram ou ouviram falar sobre pinturas rupestres.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre a pintura rupestre e suas características em casa. O professor pode indicar alguns sites para pesquisa ou fornecer um material de apoio. Os alunos devem anotar as informações mais importantes em um caderno.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles devem utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade. O professor pode fornecer um modelo para os alunos se inspirarem (imagem em anexo).

  4. Etapa 4 - Criação de pinturas rupestres

    Os alunos devem criar suas próprias pinturas rupestres utilizando materiais simples, como papel pardo, lápis, giz de cera e carvão. O professor pode fornecer algumas referências de pinturas rupestres para os alunos se inspirarem.

  5. Etapa 5 - Apresentação das pinturas

    Os alunos devem apresentar suas pinturas para a turma e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O professor pode incentivar a discussão sobre as diferentes formas de expressão artística e as características da pintura rupestre.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor deve fazer uma breve reflexão sobre a atividade e a importância da pintura rupestre como forma de arte e registro histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criatividade na criação das pinturas rupestres.
  • Coerência entre a pintura e as características da pintura rupestre.
  • Participação e envolvimento na atividade.
  • Respeito às regras e aos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a pintura rupestre e sua importância histórica e cultural.
  • Fornecer material de apoio para a pesquisa.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a discussão sobre as diferentes formas de expressão artística.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a pintura rupestre e suas características.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar suas próprias pinturas rupestres.
  • Apresentar suas pinturas para a turma.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.