Pinturas e fundamentos da cor
Lembra-se de cor luz e cor pigmento? Temos um experimento de Arte nessa aula para te ajudar a entender como funciona a cor luz! Vamos revisar?
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O arco-íris aparece quando o Sol ilumina as gotas de água ou de vapor que estão no céu. A luz branca do Sol é desviada e se divide em sete cores. Quais são essas cores?
Atividade completaA)
Cobre, marrom, dourado, bege, cinza, caramelo e gelo.B) Vermelho, ocre, amarelo, verde, azul, anil e violeta
C) Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da cor e sua aplicação na pintura. A cor é uma parte importante da arte visual e é encontrada em todos os lugares, desde a natureza até a publicidade. Os alunos serão incentivados a observar a cor em seu ambiente e a entender como ela é usada para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre pinturas e fundamentos da cor. A cor é um elemento muito importante na arte, pois ela pode transmitir diferentes emoções e sensações. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de obras de arte que utilizam a cor de forma expressiva, como as pinturas de Van Gogh ou as obras abstratas de Mondrian. Além disso, o professor pode mostrar como a cor é utilizada em nosso cotidiano, como nas embalagens de produtos ou na sinalização de trânsito. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outros grupos em relação aos critérios estabelecidos.Atividade completa5. Cultura Maker:
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa Cultura Maker, eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas e como os artistas utilizaram os fundamentos da cor para criar suas obras. Também pode ser interessante mostrar como a cor é utilizada em diferentes áreas, como na publicidade e no design.Atividade completa6. Design Sprint:
A arte é uma forma de expressão humana que utiliza diferentes elementos, como a cor, para transmitir emoções e ideias. Na atividade de hoje, vamos explorar as pinturas e os fundamentos da cor. A cor é um elemento fundamental na arte e está presente em nosso cotidiano, em objetos, roupas, paisagens, entre outros. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolvermos um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as nossas ideias sobre a cor.Atividade completa7. Estudo de Caso:
A atividade de hoje será sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa de Estudo de Caso, os alunos irão aprender sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas que utilizam cores de forma expressiva, como "A Noite Estrelada" de Vincent van Gogh ou "O Grito" de Edvard Munch. Explique também como a cor é utilizada em diferentes contextos, como na publicidade e na moda.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A atividade sobre "Pinturas e fundamentos da cor" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, entre outros, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de obras de arte famosas que utilizam a cor como elemento principal, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: