Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da cor e sua aplicação na pintura. A cor é uma parte importante da arte visual e é encontrada em todos os lugares, desde a natureza até a publicidade. Os alunos serão incentivados a observar a cor em seu ambiente e a entender como ela é usada para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da cor e sua aplicação na pintura. A cor é uma parte importante da arte visual e é encontrada em todos os lugares, desde a natureza até a publicidade. Os alunos serão incentivados a observar a cor em seu ambiente e a entender como ela é usada para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e discuta a importância da cor na arte visual. Os alunos serão incentivados a compartilhar exemplos de obras de arte que eles conhecem que usam a cor de maneira eficaz.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão o que eles entendem sobre a cor e como ela é usada na arte. Cada grupo criará um problema relacionado à cor e à pintura que gostariam de resolver.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema que eles criaram. Eles podem pesquisar na internet, discutir entre si ou usar outras fontes de informação para gerar ideias.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo apresentará sua solução para o problema que eles criaram. Eles podem apresentar suas ideias em forma de desenho, pintura ou outra forma de arte visual. Forneça feedback e orientação durante esta etapa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão as soluções apresentadas pelos outros grupos e darão feedback construtivo. Eles também irão discutir como a cor é usada na arte visual e como ela pode ser usada para criar diferentes efeitos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam nesta atividade e como isso pode ser aplicado em suas próprias vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as discussões em grupo.
  • Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido durante a atividade.

Ações do professor

  • Fornecer feedback e orientação durante a etapa de solução.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante as discussões em grupo.
  • Promover a reflexão sobre o que foi aprendido durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Gerar alternativas criativas para resolver o problema apresentado pelo grupo.
  • Apresentar uma solução eficaz para o problema apresentado pelo grupo.