Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da cor e sua aplicação na pintura. A cor é uma parte importante da arte visual e é encontrada em todos os lugares, desde a natureza até a publicidade. Os alunos serão incentivados a observar a cor em seu ambiente e a entender como ela é usada para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da cor e sua aplicação na pintura. A cor é uma parte importante da arte visual e é encontrada em todos os lugares, desde a natureza até a publicidade. Os alunos serão incentivados a observar a cor em seu ambiente e a entender como ela é usada para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e discuta a importância da cor na arte visual. Os alunos serão incentivados a compartilhar exemplos de obras de arte que eles conhecem que usam a cor de maneira eficaz.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão o que eles entendem sobre a cor e como ela é usada na arte. Cada grupo criará um problema relacionado à cor e à pintura que gostariam de resolver.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema que eles criaram. Eles podem pesquisar na internet, discutir entre si ou usar outras fontes de informação para gerar ideias.Etapa 5 - Solução
Cada grupo apresentará sua solução para o problema que eles criaram. Eles podem apresentar suas ideias em forma de desenho, pintura ou outra forma de arte visual. Forneça feedback e orientação durante esta etapa.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão as soluções apresentadas pelos outros grupos e darão feedback construtivo. Eles também irão discutir como a cor é usada na arte visual e como ela pode ser usada para criar diferentes efeitos.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam nesta atividade e como isso pode ser aplicado em suas próprias vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as discussões em grupo.
- Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
- Reflexão sobre o que foi aprendido durante a atividade.
Ações do professor
- Fornecer feedback e orientação durante a etapa de solução.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos durante as discussões em grupo.
- Promover a reflexão sobre o que foi aprendido durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Gerar alternativas criativas para resolver o problema apresentado pelo grupo.
- Apresentar uma solução eficaz para o problema apresentado pelo grupo.