Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa Cultura Maker, eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas e como os artistas utilizaram os fundamentos da cor para criar suas obras. Também pode ser interessante mostrar como a cor é utilizada em diferentes áreas, como na publicidade e no design.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa Cultura Maker, eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas e como os artistas utilizaram os fundamentos da cor para criar suas obras. Também pode ser interessante mostrar como a cor é utilizada em diferentes áreas, como na publicidade e no design.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da atividade e contextualize o assunto. Em seguida, explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Exploração
Os alunos irão pesquisar sobre pinturas famosas e como os artistas utilizaram os fundamentos da cor em suas obras. Eles deverão anotar as informações em seus diários de bordo.Etapa 4 - Problematização
Os alunos irão discutir em grupo sobre os problemas que podem surgir ao utilizar os fundamentos da cor em uma pintura. Eles deverão anotar as ideias em seus diários de bordo.Etapa 5 - Geração de Alternativas
Os alunos irão criar alternativas para solucionar os problemas discutidos anteriormente. Eles deverão anotar as ideias em seus diários de bordo.Etapa 6 - Solução
Os alunos irão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e irão criar uma pintura utilizando os fundamentos da cor. Eles deverão anotar as informações sobre a pintura em seus diários de bordo.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua pintura e explicar como utilizou os fundamentos da cor para solucionar o problema. Os alunos deverão anotar as informações em seus diários de bordo.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e como a metodologia Cultura Maker pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação da pintura.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Cultura Maker.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Fazer reflexões sobre a atividade e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre pinturas famosas e fundamentos da cor.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar uma pintura utilizando os fundamentos da cor e anotar as informações em seus diários de bordo.