Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte é uma forma de expressão humana que utiliza diferentes elementos, como a cor, para transmitir emoções e ideias. Na atividade de hoje, vamos explorar as pinturas e os fundamentos da cor. A cor é um elemento fundamental na arte e está presente em nosso cotidiano, em objetos, roupas, paisagens, entre outros. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolvermos um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as nossas ideias sobre a cor.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte é uma forma de expressão humana que utiliza diferentes elementos, como a cor, para transmitir emoções e ideias. Na atividade de hoje, vamos explorar as pinturas e os fundamentos da cor. A cor é um elemento fundamental na arte e está presente em nosso cotidiano, em objetos, roupas, paisagens, entre outros. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolvermos um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as nossas ideias sobre a cor.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Pinturas e fundamentos da cor" e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os grupos irão discutir e anotar o que já sabem sobre a cor e suas diferentes tonalidades. Em seguida, cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os grupos irão criar um esboço de uma pintura utilizando diferentes cores e tonalidades. O professor irá fornecer materiais para os alunos, como lápis de cor, canetas hidrográficas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos irão escolher a melhor pintura dentre as criadas pelos membros do grupo. Em seguida, irão justificar a escolha e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os grupos irão criar uma pintura utilizando a técnica escolhida e os materiais disponíveis. O professor irá auxiliar os alunos durante a criação.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas pinturas para a turma e explicar o processo de criação. Em seguida, a turma irá avaliar as pinturas e escolher a melhor.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação, as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre as pinturas e os fundamentos da cor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da pintura.
  • Coerência na escolha da técnica e dos materiais utilizados.
  • Habilidade na aplicação dos fundamentos da cor.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
  • Fornecer materiais para os alunos.
  • Auxiliar os alunos durante a criação das pinturas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar as pinturas e orientar a reflexão sobre o processo de criação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar uma pintura utilizando diferentes cores e tonalidades.
  • Escolher a melhor pintura e justificar a escolha.
  • Criar uma pintura utilizando a técnica escolhida e os materiais disponíveis.
  • Refletir sobre o processo de criação e o que aprenderam sobre as pinturas e os fundamentos da cor.