Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A arte é uma forma de expressão humana que utiliza diferentes elementos, como a cor, para transmitir emoções e ideias. Na atividade de hoje, vamos explorar as pinturas e os fundamentos da cor. A cor é um elemento fundamental na arte e está presente em nosso cotidiano, em objetos, roupas, paisagens, entre outros. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolvermos um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as nossas ideias sobre a cor.
Etapa 1 - Contextualização
A arte é uma forma de expressão humana que utiliza diferentes elementos, como a cor, para transmitir emoções e ideias. Na atividade de hoje, vamos explorar as pinturas e os fundamentos da cor. A cor é um elemento fundamental na arte e está presente em nosso cotidiano, em objetos, roupas, paisagens, entre outros. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolvermos um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as nossas ideias sobre a cor.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Pinturas e fundamentos da cor" e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Entender
Os grupos irão discutir e anotar o que já sabem sobre a cor e suas diferentes tonalidades. Em seguida, cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma.Etapa 4 - Esboçar
Os grupos irão criar um esboço de uma pintura utilizando diferentes cores e tonalidades. O professor irá fornecer materiais para os alunos, como lápis de cor, canetas hidrográficas, entre outros.Etapa 5 - Decidir
Os grupos irão escolher a melhor pintura dentre as criadas pelos membros do grupo. Em seguida, irão justificar a escolha e apresentar para a turma.Etapa 6 - Prototipar
Os grupos irão criar uma pintura utilizando a técnica escolhida e os materiais disponíveis. O professor irá auxiliar os alunos durante a criação.Etapa 7 - Testar
Os grupos irão apresentar suas pinturas para a turma e explicar o processo de criação. Em seguida, a turma irá avaliar as pinturas e escolher a melhor.Etapa 8 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação, as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre as pinturas e os fundamentos da cor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação da pintura.
- Coerência na escolha da técnica e dos materiais utilizados.
- Habilidade na aplicação dos fundamentos da cor.
- Capacidade de reflexão sobre o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
- Fornecer materiais para os alunos.
- Auxiliar os alunos durante a criação das pinturas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar as pinturas e orientar a reflexão sobre o processo de criação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar uma pintura utilizando diferentes cores e tonalidades.
- Escolher a melhor pintura e justificar a escolha.
- Criar uma pintura utilizando a técnica escolhida e os materiais disponíveis.
- Refletir sobre o processo de criação e o que aprenderam sobre as pinturas e os fundamentos da cor.