Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A atividade de hoje será sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa de Estudo de Caso, os alunos irão aprender sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas que utilizam cores de forma expressiva, como "A Noite Estrelada" de Vincent van Gogh ou "O Grito" de Edvard Munch. Explique também como a cor é utilizada em diferentes contextos, como na publicidade e na moda.
Etapa 1 - Contextualização
A atividade de hoje será sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa de Estudo de Caso, os alunos irão aprender sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas que utilizam cores de forma expressiva, como "A Noite Estrelada" de Vincent van Gogh ou "O Grito" de Edvard Munch. Explique também como a cor é utilizada em diferentes contextos, como na publicidade e na moda.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique como a metodologia de Estudo de Caso será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher uma pintura para analisar.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar o problema que a pintura apresenta em relação ao uso da cor. Por exemplo, uma pintura pode apresentar cores conflitantes ou uma paleta de cores limitada.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos irão realizar pesquisas sobre a pintura escolhida e assistir vídeos para obter informações sobre o uso da cor na arte.Etapa 5 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar o contexto histórico e cultural em que a pintura foi criada e como isso influenciou o uso da cor.Etapa 6 - Comparação
Os alunos irão comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais sobre o uso da cor na arte.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado na pintura e criar um infográfico para disseminar a informação.Etapa 8 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua análise e soluções para a turma e os infográficos serão exibidos na sala.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise da pintura escolhida.
- Qualidade e clareza das soluções propostas.
- Criatividade e originalidade do infográfico criado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha da pintura e na definição do problema a ser analisado.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise da pintura escolhida.
- Estimular a criatividade e a originalidade na criação dos infográficos.
Ações do aluno
- Escolher uma pintura para analisar.
- Realizar pesquisas e entrevistas para obter informações sobre o uso da cor na arte.
- Propor soluções para o problema identificado na pintura e criar um infográfico para disseminar a informação.