Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A atividade de hoje será sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa de Estudo de Caso, os alunos irão aprender sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas que utilizam cores de forma expressiva, como "A Noite Estrelada" de Vincent van Gogh ou "O Grito" de Edvard Munch. Explique também como a cor é utilizada em diferentes contextos, como na publicidade e na moda.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A atividade de hoje será sobre pinturas e fundamentos da cor. Através da metodologia ativa de Estudo de Caso, os alunos irão aprender sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir emoções e sentimentos. Além disso, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de pinturas famosas que utilizam cores de forma expressiva, como "A Noite Estrelada" de Vincent van Gogh ou "O Grito" de Edvard Munch. Explique também como a cor é utilizada em diferentes contextos, como na publicidade e na moda.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique como a metodologia de Estudo de Caso será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher uma pintura para analisar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar o problema que a pintura apresenta em relação ao uso da cor. Por exemplo, uma pintura pode apresentar cores conflitantes ou uma paleta de cores limitada.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre a pintura escolhida e assistir vídeos para obter informações sobre o uso da cor na arte.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos irão analisar o contexto histórico e cultural em que a pintura foi criada e como isso influenciou o uso da cor.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos irão comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais sobre o uso da cor na arte.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado na pintura e criar um infográfico para disseminar a informação.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua análise e soluções para a turma e os infográficos serão exibidos na sala.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise da pintura escolhida.
  • Qualidade e clareza das soluções propostas.
  • Criatividade e originalidade do infográfico criado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha da pintura e na definição do problema a ser analisado.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise da pintura escolhida.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação dos infográficos.

Ações do aluno

  • Escolher uma pintura para analisar.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para obter informações sobre o uso da cor na arte.
  • Propor soluções para o problema identificado na pintura e criar um infográfico para disseminar a informação.