Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade sobre "Pinturas e fundamentos da cor" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, entre outros, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de obras de arte famosas que utilizam a cor como elemento principal, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A atividade sobre "Pinturas e fundamentos da cor" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, entre outros, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de obras de arte famosas que utilizam a cor como elemento principal, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique como a metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada. Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre a cor e seus fundamentos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de obras de arte que utilizam a cor como elemento principal e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.

  6. Etapa 6 - Criação de uma obra de arte

    Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando os fundamentos da cor aprendidos na aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar como utilizaram os fundamentos da cor em sua composição.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Utilização adequada dos fundamentos da cor na composição da obra de arte.
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de obras de arte que utilizam a cor como elemento principal.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação da obra de arte.
  • Avaliar a qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
  • Criar uma obra de arte utilizando os fundamentos da cor aprendidos na aula.
  • Apresentar a obra de arte criada para a turma e explicar como utilizou os fundamentos da cor em sua composição.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.