Aula sobre Pinturas E Fundamentos Da Cor
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade sobre "Pinturas e fundamentos da cor" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, entre outros, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de obras de arte famosas que utilizam a cor como elemento principal, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.
Etapa 1 - Contextualização
A atividade sobre "Pinturas e fundamentos da cor" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, entre outros, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de obras de arte famosas que utilizam a cor como elemento principal, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique como a metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada. Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre a cor e seus fundamentos.Etapa 3 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de obras de arte que utilizam a cor como elemento principal e explicar como a cor é importante na composição de uma obra de arte.Etapa 6 - Criação de uma obra de arte
Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando os fundamentos da cor aprendidos na aula.Etapa 7 - Apresentação das obras
Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar como utilizaram os fundamentos da cor em sua composição.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
- Utilização adequada dos fundamentos da cor na composição da obra de arte.
- Apresentação clara e objetiva da obra de arte criada pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de obras de arte que utilizam a cor como elemento principal.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação da obra de arte.
- Avaliar a qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
- Criar uma obra de arte utilizando os fundamentos da cor aprendidos na aula.
- Apresentar a obra de arte criada para a turma e explicar como utilizou os fundamentos da cor em sua composição.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.