Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As pinturas rupestres são um registro histórico e cultural importante para a humanidade. Elas são encontradas em diversos lugares do mundo, como cavernas, paredões rochosos, entre outros. Essas pinturas foram feitas por nossos antepassados e nos ajudam a entender como era a vida naquela época. Além disso, as técnicas utilizadas para criar essas pinturas são interessantes e podem ser aplicadas em diversas áreas da arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres e como elas podem ser aplicadas em suas próprias criações artísticas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de pinturas rupestres, sua importância histórica e cultural. Mostre exemplos de pinturas rupestres de diferentes lugares do mundo e incentive os alunos a fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e cada um irá escolher uma pintura rupestre para analisar e esboçar. Eles deverão observar as técnicas utilizadas na pintura e como elas foram aplicadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar sua análise e esboço para a turma. Em seguida, todos irão discutir as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres e como elas podem ser aplicadas em suas próprias criações artísticas. Oriente-os nessa discussão.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Oriente os alunos na criação de um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles deverão aplicar as técnicas aprendidas nas pinturas rupestres em cada etapa do template.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e explicar como aplicaram as técnicas aprendidas nas pinturas rupestres em cada etapa. Incentive a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da análise e esboço da pintura rupestre escolhida.
  • Aplicação das técnicas aprendidas nas pinturas rupestres no template de Design Sprint.
  • Criatividade e originalidade na criação do template de Design Sprint.
  • Capacidade de explicar e justificar as escolhas feitas no template de Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de pinturas rupestres e explicar sua importância histórica e cultural.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha da pintura rupestre a ser analisada e esboçada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint e na aplicação das técnicas aprendidas nas pinturas rupestres.
  • Avaliar e dar feedback sobre as criações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar e esboçar a pintura rupestre escolhida pelo grupo.
  • Criar um template de design sprint com as técnicas aprendidas nas pinturas rupestres.
  • Apresentar e justificar as escolhas feitas no template de Design Sprint.
  • Receber feedback do professor e dos colegas e aplicá-los em futuras criações.