Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As pinturas rupestres são um registro histórico e cultural muito importante para a humanidade. Elas são encontradas em diversas partes do mundo e podem ser datadas de milhares de anos atrás. Essas pinturas são uma forma de comunicação visual utilizada pelos nossos antepassados para registrar suas crenças, hábitos e costumes. Nesta aula, os alunos serão apresentados a técnicas utilizadas pelos nossos ancestrais para produzir essas pinturas e entender como elas foram utilizadas. A metodologia ativa utilizada será o _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das pinturas rupestres na história da humanidade. Mostre exemplos de pinturas rupestres encontradas em diferentes partes do mundo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa com informações sobre os nossos antepassados que produziram as pinturas rupestres.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre as técnicas utilizadas

    Peça que os alunos pesquisem sobre as técnicas utilizadas pelos nossos antepassados para produzir as pinturas rupestres. Eles deverão buscar informações sobre os materiais utilizados, as técnicas de pintura e as ferramentas utilizadas.

  4. Etapa 4 - Produção de uma pintura rupestre

    Baseando-se no mapa de empatia, oriente a produção de uma pintura rupestre utilizando as técnicas aprendidas na etapa anterior pelos alunos. Eles deverão escolher um tema e produzir a pintura em um papel pardo ou em uma parede da escola.

  5. Etapa 5 - Apresentação das pinturas

    Os alunos irão apresentar suas pinturas para a turma e explicar o tema escolhido e as técnicas utilizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre as pinturas apresentadas e as técnicas utilizadas. Levante questões sobre as diferenças entre as pinturas rupestres e as pinturas modernas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula e os aprendizados adquiridos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de uma pintura rupestre.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e busca por informações sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Utilização correta das técnicas aprendidas na produção da pintura rupestre.
  • Criatividade na escolha do tema e na produção da pintura.
  • Apresentação clara e objetiva da pintura e das técnicas utilizadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das pinturas rupestres.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa sobre as técnicas utilizadas.
  • Dar suporte na produção da pintura rupestre.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Realizar a pesquisa sobre as técnicas utilizadas.
  • Produzir uma pintura rupestre utilizando as técnicas aprendidas.
  • Apresentar a pintura para a turma.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.