Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As pinturas rupestres são um importante registro histórico e cultural deixado por nossos antepassados. Elas retratam cenas do cotidiano, animais, figuras humanas e outros elementos que nos ajudam a entender como era a vida na Pré-História. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a utilização e técnicas das pinturas rupestres, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema das pinturas rupestres e sua importância histórica e cultural. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre o tema das pinturas rupestres. Forneça materiais como cartolinas, canetas, lápis de cor, tesoura e cola para a criação do jogo. Além disso, oriente-os nesse processo e estimule a criatividade dos alunos.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. O líder do grupo irá explicar as regras do jogo e como ele deve ser jogado. Em seguida, o grupo irá jogar o jogo com a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade e como a metodologia ativa _Gamificação_ ajudou no processo de aprendizagem.Etapa 6 - Reflexão individual
Peça que cada aluno escreva uma reflexão sobre a atividade e o que aprendeu sobre as pinturas rupestres.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância das pinturas rupestres como registro histórico e cultural e como a metodologia ativa _Gamificação_ pode ser utilizada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza e objetividade na apresentação das regras do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Reflexão individual sobre a atividade.
- Compreensão do tema das pinturas rupestres.
Ações do professor
- Apresentar o tema das pinturas rupestres e sua importância histórica e cultural.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Fornecer materiais para a criação do jogo.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Encerrar a aula reforçando a importância das pinturas rupestres como registro histórico e cultural.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e escolher um líder.
- Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema das pinturas rupestres.
- Apresentar o jogo para a turma e jogá-lo com a turma.
- Discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade.
- Escrever uma reflexão individual sobre a atividade.