Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As pinturas rupestres são um importante registro da história da humanidade, que remonta a mais de 40 mil anos atrás. Elas são encontradas em diversas partes do mundo e apresentam diferentes técnicas e estilos. Essas pinturas são importantes para entendermos a evolução da arte e da cultura humana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos para realizar essas pinturas, bem como a importância delas para a história da humanidade. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância das pinturas rupestres e explicando como será a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deve pesquisar sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos para realizar as pinturas rupestres, ficando responsável por uma técnica específica.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para os demais colegas e debater sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos. Oriente o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Divida os alunos em dois grupos: defensor e opositor. Cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate, defendendo uma técnica escolhida de pintura rupestre.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado no formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o tema da aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história da arte e da cultura humana.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas.
  • Apresentação clara e objetiva das técnicas utilizadas pelos povos antigos.
  • Reflexão crítica sobre a importância das pinturas rupestres para a história da humanidade.

Ações do professor

  • Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes para o debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.
  • Refletir criticamente sobre a importância das pinturas rupestres para a história da humanidade.