Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As pinturas rupestres são um importante registro da história da humanidade, que remonta a mais de 40 mil anos atrás. Elas são encontradas em diversas partes do mundo e apresentam diferentes técnicas e estilos. Essas pinturas são importantes para entendermos a evolução da arte e da cultura humana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos para realizar essas pinturas, bem como a importância delas para a história da humanidade. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, contextualizando a importância das pinturas rupestres e explicando como será a metodologia utilizada.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 pessoas. Cada grupo deve pesquisar sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos para realizar as pinturas rupestres, ficando responsável por uma técnica específica.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para os demais colegas e debater sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos. Oriente o debate e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Divida os alunos em dois grupos: defensor e opositor. Cada grupo deverá preparar seus argumentos para o debate, defendendo uma técnica escolhida de pintura rupestre.Etapa 5 - Debate
O debate será realizado no formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre o tema da aula e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história da arte e da cultura humana.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa e construtiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
- Coerência e consistência das ideias apresentadas.
- Apresentação clara e objetiva das técnicas utilizadas pelos povos antigos.
- Reflexão crítica sobre a importância das pinturas rupestres para a história da humanidade.
Ações do professor
- Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
- Orientar os grupos na pesquisa sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos.
- Conduzir a reflexão final sobre o tema da aula e a metodologia utilizada.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as técnicas utilizadas pelos povos antigos.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Preparar argumentos consistentes e coerentes para o debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.
- Refletir criticamente sobre a importância das pinturas rupestres para a história da humanidade.