Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As pinturas rupestres são um registro histórico e cultural importante para entendermos a evolução da humanidade. Elas são encontradas em diversas partes do mundo e são consideradas patrimônios da humanidade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a utilização e técnicas das pinturas rupestres, além de desenvolverem habilidades de diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação em produções visuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize as pinturas rupestres, mostrando exemplos de pinturas encontradas em diferentes partes do mundo. Apresente também a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ e ao template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres, como as cores, os materiais e as formas utilizadas pelos povos antigos. Eles podem utilizar livros, sites ou outros recursos disponíveis.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres e compartilhar suas pesquisas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_. Eles devem pensar em perguntas que possam avaliar a atividade final e ajudar a desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e discutir as perguntas elaboradas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 6 - Produção visual
Oriente a criação de uma pintura rupestre utilizando as técnicas pesquisadas e discutidas em grupo. Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, incentivando a reflexão sobre o que foi aprendido e estimulando a participação dos alunos na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas produções visuais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ para promover o engajamento dos alunos na atividade.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das técnicas pesquisadas nas pinturas rupestres.
- Criatividade e originalidade na produção visual.
- Participação e contribuição nas discussões em grupo.
- Elaboração de perguntas relevantes no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar as pinturas rupestres.
- Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
- Estimular a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar a produção visual dos alunos.
- Encerrar a aula de forma reflexiva, incentivando a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres.
- Participar das discussões em grupo e compartilhar suas pesquisas.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.
- Produzir uma pintura rupestre utilizando as técnicas pesquisadas e discutidas em grupo.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.