Aula sobre Pinturas Rupestres Utilizacao E Tecnicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As pinturas rupestres são um registro histórico e cultural importante para entendermos a evolução da humanidade. Elas são encontradas em diversas partes do mundo e são consideradas patrimônios da humanidade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a utilização e técnicas das pinturas rupestres, além de desenvolverem habilidades de diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação em produções visuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as pinturas rupestres, mostrando exemplos de pinturas encontradas em diferentes partes do mundo. Apresente também a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ e ao template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres, como as cores, os materiais e as formas utilizadas pelos povos antigos. Eles podem utilizar livros, sites ou outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres e compartilhar suas pesquisas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_. Eles devem pensar em perguntas que possam avaliar a atividade final e ajudar a desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e discutir as perguntas elaboradas. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Produção visual

    Oriente a criação de uma pintura rupestre utilizando as técnicas pesquisadas e discutidas em grupo. Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, incentivando a reflexão sobre o que foi aprendido e estimulando a participação dos alunos na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de diálogo com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas produções visuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ para promover o engajamento dos alunos na atividade.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das técnicas pesquisadas nas pinturas rupestres.
  • Criatividade e originalidade na produção visual.
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo.
  • Elaboração de perguntas relevantes no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as pinturas rupestres.
  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Estimular a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar a produção visual dos alunos.
  • Encerrar a aula de forma reflexiva, incentivando a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as técnicas utilizadas nas pinturas rupestres.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar suas pesquisas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes.
  • Produzir uma pintura rupestre utilizando as técnicas pesquisadas e discutidas em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.