Planetas anões

Nesta aula de Ciências vamos conhecer os planetas anões. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre os planetas anões, é certo afirmar que:

    A) No Sistema Solar, o maior planeta anão é Plutão.

    B) No Sistema Solar, o planeta anão mais conhecido é Éris.

    C) No Sistema Solar, existem quatro planetas classificados como anões.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O estudo do sistema solar é fundamental, pois os alunos podem compreender como a astronomia contribui para avanços científicos e tecnológicos do nosso dia-a-dia. O estudo do sistema solar é um assunto de interesse humano que vêm desde a pré-história, e é importante instigar os alunos a compreender como o estudo dos planetas influenciou no desenvolvimento humano e da sociedade.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto aos alunos, explicando o que são planetas anões, como eles foram descobertos e quais são os principais planetas anões conhecidos. É importante também destacar a importância do estudo dos planetas anões para a compreensão da composição e estrutura do Sistema Solar.

    Exemplos práticos:

    Para auxiliar na compreensão do assunto, o utilize exemplos práticos, como maquetes do Sistema Solar e imagens de planetas anões. É importante estimular a curiosidade dos alunos, incentivando-os a fazer perguntas e a participar ativamente da aula.

    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são planetas anões e se conhecem algum exemplo. Explique que planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol, com características semelhantes aos planetas, mas não têm massa suficiente para serem considerados planetas. Apresente exemplos de planetas anões, como Ceres, Plutão e Éris.

    Plano de aula em 7 etapas:

    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    Explique aos alunos que planetas anões são corpos celestes que possuem características semelhantes aos planetas, mas que não são considerados tais por orbitarem em zonas com objetos semelhantes e que podem cruzar-se em seu caminho em torno do Sol. Os principais planetas anões do Sistema Solar são Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O Sistema Solar é composto por oito planetas e cinco planetas anões. Os planetas anões são objetos celestes que giram ao redor do Sol, têm forma esférica e não conseguiram "limpar" a sua órbita de outros objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os planetas anões e suas características.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    Os planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol e possuem características semelhantes aos planetas, mas não são considerados planetas pela União Astronômica Internacional. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os planetas anões e sua relação com o Sistema Solar.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: