Aula sobre Planetas Anoes
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Sistema Solar é composto por oito planetas e cinco planetas anões. Os planetas anões são objetos celestes que giram ao redor do Sol, têm forma esférica e não conseguiram "limpar" a sua órbita de outros objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os planetas anões e suas características.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema: "Como explicar as características dos planetas anões e suas diferenças em relação aos planetas do Sistema Solar?"Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos, divididos em grupos, deverão pesquisar sobre os planetas anões e criar alternativas para explicar suas características. Eles poderão utilizar livros didáticos e enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola.Etapa 3 - Solução
Os grupos deverão discutir e chegar a uma solução para o problema apresentado. Eles deverão criar um diário de bordo, onde irão registrar suas pesquisas, hipóteses e soluções.Etapa 4 - Apresentação das soluções
Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma. O professor poderá utilizar um mapa do Sistema Solar para ilustrar as diferenças entre os planetas e os planetas anões.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as soluções apresentadas e escolher a melhor delas.Etapa 6 - Diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, ilustrando suas pesquisas e soluções.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os diários de bordo dos alunos, considerando os critérios de avaliação definidos.Dica: Você poderá sugerir aos alunos o modelo de diário de bordo da figura abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas;
- Aprender sobre os planetas anões e suas características.
Critérios de avaliação
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos;
- Criatividade e originalidade das soluções apresentadas;
- Coerência e clareza na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa;
- Estimular a discussão e o debate em grupo;
- Avaliar os diários de bordo dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os planetas anões e criar alternativas para explicar suas características;
- Discutir e chegar a uma solução em grupo;
- Criar um diário de bordo ilustrando suas pesquisas e soluções.