Aula sobre Planetas Anoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Sistema Solar é composto por oito planetas e cinco planetas anões. Os planetas anões são objetos celestes que giram ao redor do Sol, têm forma esférica e não conseguiram "limpar" a sua órbita de outros objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os planetas anões e suas características.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema: "Como explicar as características dos planetas anões e suas diferenças em relação aos planetas do Sistema Solar?"

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, deverão pesquisar sobre os planetas anões e criar alternativas para explicar suas características. Eles poderão utilizar livros didáticos e enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos deverão discutir e chegar a uma solução para o problema apresentado. Eles deverão criar um diário de bordo, onde irão registrar suas pesquisas, hipóteses e soluções.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma. O professor poderá utilizar um mapa do Sistema Solar para ilustrar as diferenças entre os planetas e os planetas anões.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as soluções apresentadas e escolher a melhor delas.

  6. Etapa 6 - Diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, ilustrando suas pesquisas e soluções.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os diários de bordo dos alunos, considerando os critérios de avaliação definidos.

    Dica: Você poderá sugerir aos alunos o modelo de diário de bordo da figura abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas;
  • Aprender sobre os planetas anões e suas características.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas;
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa;
  • Estimular a discussão e o debate em grupo;
  • Avaliar os diários de bordo dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os planetas anões e criar alternativas para explicar suas características;
  • Discutir e chegar a uma solução em grupo;
  • Criar um diário de bordo ilustrando suas pesquisas e soluções.