Aula sobre Planetas Anoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol e possuem características semelhantes aos planetas, mas não são considerados planetas pela União Astronômica Internacional. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os planetas anões e sua relação com o Sistema Solar.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema dos planetas anões, explicando o que são e como foram descobertos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

    Lembrar da “recente” revisão, rebaixamento de Plutão, promoção de Ceres, etc.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os planetas anões, como são originados e suas características. Eles poderão usar livros, enciclopédias, sites ou outras fontes de informação confiáveis. Oriente-os e ajudá-los durante a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Os alunos irão organizar as informações coletadas em uma tabela, destacando as principais características de cada planeta anão. Oriente-os na organização das informações.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando as informações coletadas e organizadas na tabela. Eles poderão utilizar desenhos, imagens e textos para apresentar o conhecimento adquirido sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Os alunos irão apresentar suas fanzines para a turma, compartilhando o conhecimento adquirido sobre os planetas anões. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações na sugestão de melhoras.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula, destacando os pontos positivos da metodologia utilizada e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral
  • Estimular o interesse dos alunos pela astronomia e pelo conhecimento científico

Critérios de avaliação

  • Organização das informações coletadas na tabela
  • Criatividade na elaboração da fanzine
  • Clareza e objetividade na apresentação oral
  • Participação e colaboração durante a pesquisa e a criação da fanzine
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada

Ações do professor

  • Orientar e ajudar os alunos durante a pesquisa
  • Incentivar a participação e colaboração dos alunos durante a criação da fanzine
  • Estimular a criatividade e a originalidade na elaboração da fanzine
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações
  • Induzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os planetas anões e suas características
  • Organizar as informações coletadas em uma tabela
  • Criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes
  • Apresentar a fanzine para a turma
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada