Aula sobre Planetas Anoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Explique aos alunos que planetas anões são corpos celestes que possuem características semelhantes aos planetas, mas que não são considerados tais por orbitarem em zonas com objetos semelhantes e que podem cruzar-se em seu caminho em torno do Sol. Os principais planetas anões do Sistema Solar são Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", para entender como as pessoas sentem e pensam sobre planetas anões. Serão montadas estação com diferentes características dos planetas anões, e os alunos deverão passar por cada uma delas preenchendo a Avaliação dos 3Qs.

  2. Etapa 2 - Definição

    Os alunos deverão definir o que são planetas anões e como eles se diferem dos planetas comuns.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos deverão criar uma lista de características dos planetas anões e discutir as principais diferenças entre eles.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Os alunos deverão criar um modelo de um planeta anão utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os alunos deverão apresentar seus modelos e discutir as principais características dos planetas anões.

  6. Etapa 6 - Implementação

    O professor deverá revisar o conteúdo apresentado pelos alunos e complementar com informações adicionais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deverá avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas e a assimilação dos conceitos apresentados.

    Dicas: Para esta aula você pode sugerir o seguimento modelo de mapa de empatia.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Compreensão dos conceitos apresentados;
  • Criatividade na elaboração do modelo de um planeta anão;
  • Habilidade de comunicação oral e escrita.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Orientar os alunos na construção do mapa de empatia;
  • Fornecer informações complementares sobre planetas anões;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia sobre planetas anões;
  • Discutir as principais características dos planetas anões;
  • Criar um modelo de um planeta anão utilizando materiais disponíveis em sala de aula;
  • Apresentar e discutir o modelo criado com os colegas.