Aula sobre Planetas Rochosos E Gasosos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Sistema Solar é composto por oito planetas, quatro deles são planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Enquanto os outros quatro são planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Nesta aula, vamos explorar a composição e a estrutura dos planetas rochosos e gasosos, bem como sua localização no sistema solar.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente no início da aula o seguinte problema: "Como os planetas rochosos e gasosos se diferenciam em termos de composição e estrutura?". Os alunos devem discutir em grupo e listar as possíveis alternativas.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem pesquisar em livros didáticos e em outros materiais disponíveis na sala de aula para gerar alternativas para o problema apresentado na primeira etapa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos devem discutir e escolher a melhor alternativa para responder ao problema apresentado na primeira etapa. A solução deve ser registrada no diário de bordo previamente construído.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma, com base no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após a apresentação das soluções, deve ser promovido um debate em grupo para discutir as semelhanças e diferenças entre as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fala a conclusão da aula, recapitulando as informações apresentadas e reforçando os conceitos sobre planetas rochosos e gasosos.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar

    Os alunos devem produzir uma ilustração ou modelo dos planetas rochosos e gasosos para serem expostos na sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Compreender a estrutura e a composição dos planetas rochosos e gasosos.
  • Identificar a localização dos planetas rochosos e gasosos no Sistema Solar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula e no trabalho em grupo.
  • Qualidade e precisão das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos sobre planetas rochosos e gasosos.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar a dinâmica da aula.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.
  • Concluir a aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas e soluções.
  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
  • Registrar as informações no diário de bordo.