Aula sobre Planetas Rochosos E Gasosos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, o tema abordado será os planetas rochosos e gasosos do Sistema Solar. Os planetas rochosos são aqueles que possuem superfície sólida, como a Terra, enquanto os planetas gasosos são aqueles que possuem atmosfera gasosa, como Júpiter. Vamos entender como esses planetas se formaram e suas características.

Design Thinking:


  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Inicie a aula pedindo aos alunos que criem um mapa de empatia sobre um astronauta que acabou de chegar em um dos planetas rochosos ou gasosos do Sistema Solar. Peça que os alunos preencham os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Isso ajudará os alunos a se colocarem no lugar do astronauta e entender melhor as características dos planetas.

  2. Etapa 2 - Definição de Problema

    A partir do mapa de empatia, peça que os alunos definam o problema que o astronauta enfrenta em um dos planetas rochosos ou gasosos do Sistema Solar. Por exemplo, o problema pode ser a falta de oxigênio, a temperatura extremamente alta ou baixa, ou a presença de tempestades violentas.

  3. Etapa 3 - Idealização

    Em grupos, os alunos devem pensar em soluções para o problema que o astronauta enfrenta. Eles podem desenhar ou escrever suas ideias em papel.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Cada grupo deve escolher uma ideia e criar um protótipo utilizando apenas materiais analógicos, como papel, caneta, cola, tesoura, etc.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os grupos devem apresentar seus protótipos e testá-los para ver se funcionam. Os alunos devem avaliar se a solução encontrada é viável e eficaz.

  6. Etapa 6 - Implementação

    A partir dos resultados do teste, os alunos devem aprimorar o protótipo e implementar a solução encontrada.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, os alunos devem avaliar o processo na totalidade e refletir sobre o que aprenderam sobre os planetas rochosos e gasosos do Sistema Solar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade da solução encontrada pelo grupo.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem e os conhecimentos adquiridos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema e na ideação de soluções.
  • Acompanhar e orientar o processo de prototipagem e teste dos grupos.
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre o processo de aprendizagem e os conhecimentos adquiridos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Trabalhar em equipe na definição do problema e na ideação de soluções.
  • Criar um protótipo utilizando apenas materiais analógicos.
  • Testar e avaliar a solução encontrada.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e os conhecimentos adquiridos.