Aula sobre Planetas Rochosos E Gasosos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Sistema Solar é composto por oito planetas, sendo quatro deles rochosos e quatro gasosos. Os planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, enquanto os planetas gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada planeta possui características únicas que os diferem uns dos outros.

Gamificação:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre planetas rochosos e gasosos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique como a atividade será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Cada grupo deverá definir as regras do jogo, levando em consideração as características dos planetas rochosos e gasosos. Neste momento é importante que você auxilie na elaboração das regras.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo deverá criar o tabuleiro do jogo, com no mínimo 10 casas, sendo que algumas casas serão destinadas a perguntas e outras a ações.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Cada grupo deverá criar os cards de perguntas e ações, levando em consideração as características dos planetas rochosos e gasosos.

  5. Etapa 5 - Montagem do jogo

    Cada grupo deverá montar o jogo, com o tabuleiro, personagens, o dado e os cards de perguntas e ações.

  6. Etapa 6 - Jogar o jogo

    Cada grupo deverá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Os alunos deverão discutir as aprendizagens adquiridas durante a atividade e refletir sobre o tema abordado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão sobre o tema
  • Identificar as aprendizagens adquiridas
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Identificar características dos planetas rochosos e gasosos
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão
  • Identificação correta das aprendizagens adquiridas
  • Participação em grupo
  • Identificação correta das características dos planetas
  • Criatividade na elaboração do jogo

Ações do professor

  • Apresentar o tema
  • Dividir a turma em grupos
  • Estimular a discussão
  • Tirar dúvidas

Ações do aluno

  • Refletir sobre o tema
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Pensar em regras coerentes com as características dos planetas
  • Participar ativamente da discussão em grupo