Aula sobre Planetas Rochosos E Gasosos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, sendo quatro deles rochosos e quatro gasosos. Os planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, enquanto os planetas gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada planeta possui características únicas que os diferem uns dos outros.
Gamificação:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a diferença entre planetas rochosos e gasosos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique como a atividade será desenvolvida.Etapa 2 - Definição das regras do jogo
Cada grupo deverá definir as regras do jogo, levando em consideração as características dos planetas rochosos e gasosos. Neste momento é importante que você auxilie na elaboração das regras.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Cada grupo deverá criar o tabuleiro do jogo, com no mínimo 10 casas, sendo que algumas casas serão destinadas a perguntas e outras a ações.Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações
Cada grupo deverá criar os cards de perguntas e ações, levando em consideração as características dos planetas rochosos e gasosos.Etapa 5 - Montagem do jogo
Cada grupo deverá montar o jogo, com o tabuleiro, personagens, o dado e os cards de perguntas e ações.Etapa 6 - Jogar o jogo
Cada grupo deverá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações.Etapa 7 - Discussão final
Os alunos deverão discutir as aprendizagens adquiridas durante a atividade e refletir sobre o tema abordado.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a reflexão sobre o tema
- Identificar as aprendizagens adquiridas
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
- Identificar características dos planetas rochosos e gasosos
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
Critérios de avaliação
- Participação na discussão
- Identificação correta das aprendizagens adquiridas
- Participação em grupo
- Identificação correta das características dos planetas
- Criatividade na elaboração do jogo
Ações do professor
- Apresentar o tema
- Dividir a turma em grupos
- Estimular a discussão
- Tirar dúvidas
Ações do aluno
- Refletir sobre o tema
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Pensar em regras coerentes com as características dos planetas
- Participar ativamente da discussão em grupo