Aula sobre Plano Cartesiano E Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pares ordenados de números. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia e na computação. Nesta aula, os alunos irão aprender como associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos um problema que envolva plano cartesiano e representação de polígonos.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Agora, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente algum problema sobre o tema e encoraje os alunos a discutir sobre a situação apresentada, levantando hipóteses e possíveis soluções. Eles podem discutir diferentes estratégias, como a utilização de produtos notáveis, fatoração, entre outras.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos, apontando possíveis erros e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos enquanto os alunos acompanham a explicação e realizar exercícios em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do _template_ de Diário de bordo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do plano cartesiano na matemática e em outras áreas.
  • Auxiliar na discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos de como utilizar o plano cartesiano na representação de polígonos.
  • Auxiliar na atividade em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do plano cartesiano na matemática e em outras áreas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um Diário de bordo com os colegas.
  • Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.