Aula sobre Plano Cartesiano E Poligonos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos em um plano bidimensional. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura. Nesta aula, os alunos vão associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o plano cartesiano e como ele é utilizado. Em seguida, deve apresentar exemplos práticos de como o plano cartesiano pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como na localização de endereços em um mapa.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios e criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual e fornecer materiais de apoio, como folhas de papel e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano, como na localização de pontos em um mapa. Os alunos devem acompanhar a explicação e fazer anotações em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma atividade para realizar em conjunto. A atividade deve envolver a localização de pontos em um plano cartesiano e a representação de polígonos. Circule pela sala e auxiliar os alunos na realização da atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar sua atividade para a turma e explicar como chegou à solução. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e a importância do plano cartesiano na representação gráfica de pontos em um plano bidimensional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na realização da atividade em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Correção e clareza na representação dos pontos no plano cartesiano.
  • Cooperação e colaboração dos alunos na realização da atividade em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos na realização da atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Apresentar a atividade para a turma e explicar como chegou à solução.