Aula sobre Plano Cartesiano E Poligonos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos no plano. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura. Nesta aula, os alunos aprenderão a associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o que é o plano cartesiano e como ele é utilizado. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o plano cartesiano pode ser utilizado no cotidiano, como na localização de endereços em um mapa. Incentive os alunos a fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre o tema.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e receberão uma folha de papel em branco. Cada grupo deverá desenhar um plano cartesiano e marcar alguns pontos aleatórios no 1º quadrante. Em seguida, deverão traçar retas que passem por esses pontos e formem um polígono. O objetivo dessa etapa é que os alunos pratiquem a representação de pontos no plano cartesiano e a formação de polígonos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá escolher um polígono que tenha desenhado e apresentá-lo para a turma. Em seguida, deverão decidir qual será o nome do polígono e quais serão as coordenadas dos seus vértices. Auxilie os alunos nessa etapa, tirando dúvidas e fazendo perguntas que os levem a pensar sobre as coordenadas dos pontos.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá criar um _template_ de design sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo dessa etapa é que os alunos pratiquem a criação de um processo de trabalho que possa ser utilizado em outras situações.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deverá apresentar o seu _template_ de design sprint para a turma e explicar como ele pode ser utilizado em outras situações. Avalie a qualidade do trabalho dos alunos e fazer comentários que os ajudem a melhorar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.
- Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.
Critérios de avaliação
- Qualidade do desenho do plano cartesiano e dos polígonos.
- Precisão na determinação das coordenadas dos vértices dos polígonos.
- Qualidade do _template_ de design sprint criado pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar o que é o plano cartesiano e como ele é utilizado.
- Auxiliar os alunos na determinação das coordenadas dos vértices dos polígonos.
- Avaliar a qualidade do trabalho dos alunos e fazer comentários que os ajudem a melhorar.
Ações do aluno
- Desenhar um plano cartesiano e marcar pontos no 1º quadrante.
- Escolher um polígono e determinar as coordenadas dos seus vértices.
- Criar um t_emplate_ de design sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.