Aula sobre Plano Cartesiano E Poligonos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula contextualizando aos alunos que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos no espaço. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura. Nesta aula, os alunos aprenderão a associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Etapa 1 - ‘Check-in’
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre plano cartesiano e representação de polígonos e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.Etapa 2 - Apresentação do template
O professor deve apresentar aos alunos um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Divida a turma em grupos e entregue uma lista de problemas envolvendo cálculos de plano cartesiano e representação de polígonos. Os alunos devem trabalhar em grupo de 3 a 5 alunos para resolverem os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar seus exemplos práticos para a turma. Os alunos irão registrar as informações em seus _templates_.Etapa 6 - Check out
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação de coordenadas no plano cartesiano. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de desenhos utilizando o plano cartesiano.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das coordenadas dos vértices e dos pontos no plano cartesiano.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade na criação dos desenhos utilizando o plano cartesiano.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados ao plano cartesiano.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação dos desenhos utilizando o plano cartesiano.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Identificar corretamente as coordenadas dos vértices e dos pontos no plano cartesiano.
- Utilizar a criatividade na criação dos desenhos utilizando o plano cartesiano.