Aula sobre Plano Cartesiano E Poligonos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos no espaço. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia e na arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender como utilizar o plano cartesiano para representar polígonos e como associar pares ordenados de números a pontos no plano.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de plano cartesiano e representação de polígonos e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de plano cartesiano e representação de polígonos com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas envolvendo plano cartesiano e representação de polígonos . Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios práticos sobre o tema.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Resolver exercícios práticos sobre o tema.
  • Participar das discussões em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
  • Interagir com os colegas e trocar ideias sobre o tema.