Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Aborde o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica", fundamental para a compreensão dos elementos que compõem um espetáculo teatral. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, que estimula a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos. Para contextualizar o tema, cite exemplos de cenários de peças teatrais, filmes e programas de TV que utilizam elementos da arquitetura cenográfica para criar uma ambientação adequada à história. A partir desses exemplos, os alunos serão estimulados a pensar sobre como a arquitetura cenográfica pode influenciar a narrativa e a atmosfera de uma obra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de cenários de peças teatrais, filmes e programas de TV que utilizam elementos da arquitetura cenográfica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo receberá uma imagem de um cenário teatral e deverá identificar os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem. Os alunos deverão pesquisar sobre esses elementos e preparar uma apresentação para o restante da turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação em grupo

    Cada grupo fará uma apresentação sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem que recebeu. Os demais alunos farão perguntas e comentários sobre a apresentação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância da arquitetura cenográfica na criação de um ambiente adequado para a narrativa de uma obra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos para estimular a colaboração e a troca de conhecimentos.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem recebida.
  • Preparar uma apresentação sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem recebida.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado.
  • Participar da discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.