Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Aborde o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica", fundamental para a compreensão dos elementos que compõem um espetáculo teatral. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, que estimula a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos. Para contextualizar o tema, cite exemplos de cenários de peças teatrais, filmes e programas de TV que utilizam elementos da arquitetura cenográfica para criar uma ambientação adequada à história. A partir desses exemplos, os alunos serão estimulados a pensar sobre como a arquitetura cenográfica pode influenciar a narrativa e a atmosfera de uma obra.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de cenários de peças teatrais, filmes e programas de TV que utilizam elementos da arquitetura cenográfica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá uma imagem de um cenário teatral e deverá identificar os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem. Os alunos deverão pesquisar sobre esses elementos e preparar uma apresentação para o restante da turma.Etapa 3 - Apresentação em grupo
Cada grupo fará uma apresentação sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem que recebeu. Os demais alunos farão perguntas e comentários sobre a apresentação.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 5 - Avaliação por pares
Cada grupo avaliará o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.Etapa 6 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância da arquitetura cenográfica na criação de um ambiente adequado para a narrativa de uma obra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Dividir os alunos em grupos para estimular a colaboração e a troca de conhecimentos.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.
- Fornecer feedback construtivo aos alunos.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem recebida.
- Preparar uma apresentação sobre os elementos da arquitetura cenográfica presentes na imagem recebida.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado.
- Participar da discussão em grupo sobre as apresentações e as avaliações realizadas pelos alunos.