Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os alunos irão explorar o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica" e entender como os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) são importantes para a construção de uma cena. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos de cenários de filmes, peças de teatro ou shows musicais, mostrando como a cenografia é importante para a construção da narrativa e como ela pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica" e explique a importância dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar sobre os elementos da cenografia e criar um mapa conceitual com as informações encontradas.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar esboços de cenários para uma cena de teatro ou filme, levando em consideração os elementos da cenografia.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão escolher um dos esboços e justificar a escolha, levando em consideração a narrativa da cena.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um modelo em miniatura do cenário escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar seus modelos em miniatura para a turma e justificar suas escolhas.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância dos elementos da cenografia na construção da narrativa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenários.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar suas escolhas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Qualidade do esboço e justificativa da escolha.
- Qualidade do modelo em miniatura criado.
- Qualidade da apresentação e justificativa do modelo em miniatura.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos elementos da cenografia.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Auxiliar os alunos na criação dos esboços e modelos em miniatura.
- Conduzir a reflexão sobre a importância dos elementos da cenografia na construção da narrativa.
- Avaliar as atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa e criar o mapa conceitual.
- Criar esboços e modelos em miniatura.
- Justificar suas escolhas.
- Apresentar seus modelos em miniatura e justificar suas escolhas.