Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os alunos irão explorar o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica" e entender como os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) são importantes para a construção de uma cena. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente exemplos de cenários de filmes, peças de teatro ou shows musicais, mostrando como a cenografia é importante para a construção da narrativa e como ela pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Planta e Arquitetura Cenográfica" e explique a importância dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre os elementos da cenografia e criar um mapa conceitual com as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de cenários para uma cena de teatro ou filme, levando em consideração os elementos da cenografia.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um dos esboços e justificar a escolha, levando em consideração a narrativa da cena.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um modelo em miniatura do cenário escolhido, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus modelos em miniatura para a turma e justificar suas escolhas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância dos elementos da cenografia na construção da narrativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenários.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar suas escolhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Qualidade do esboço e justificativa da escolha.
  • Qualidade do modelo em miniatura criado.
  • Qualidade da apresentação e justificativa do modelo em miniatura.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos elementos da cenografia.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Auxiliar os alunos na criação dos esboços e modelos em miniatura.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância dos elementos da cenografia na construção da narrativa.
  • Avaliar as atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e criar o mapa conceitual.
  • Criar esboços e modelos em miniatura.
  • Justificar suas escolhas.
  • Apresentar seus modelos em miniatura e justificar suas escolhas.