Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A arquitetura cenográfica é uma área que envolve a criação de cenários para teatro, cinema, televisão e eventos. É uma área que exige criatividade, planejamento e conhecimento técnico. Explore a relação entre a arquitetura cenográfica e a natureza, mais especificamente as plantas. Os alunos irão entender como as plantas podem ser utilizadas na criação de cenários e como elas podem influenciar a atmosfera e a estética de um ambiente. Para isso, utilize a metodologia ativa Design Thinking, que ajudará a entender as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na criação de um cenário.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a arquitetura cenográfica e a utilização de plantas em cenários. Exemplo prático: Utilize plantas em cenários de filmes como "Jurassic Park" e "Avatar".Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) com base no tema proposto. Eles deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na criação de um cenário. Exemplo prático: os alunos podem criar um mapa de empatia para um diretor de cinema que está criando um filme de aventura na floresta.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre a utilização de plantas em cenários de filmes, teatro e televisão. Eles deverão buscar exemplos de como as plantas podem ser utilizadas para criar diferentes atmosferas e estéticas. Exemplo prático: os alunos podem pesquisar sobre a utilização de plantas em cenários de filmes de terror e como elas ajudam a criar uma atmosfera assustadora.Etapa 4 - Brainstorm
Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo para criar um cenário utilizando plantas. Eles deverão pensar em como as plantas podem ser utilizadas para criar diferentes atmosferas e estéticas. Exemplo prático: os alunos podem pensar em como utilizar plantas para criar um cenário de uma floresta encantada.Etapa 5 - Desenho do cenário
Os alunos irão desenhar o cenário criado durante o brainstorming. Eles deverão utilizar as informações coletadas no mapa de empatia e na pesquisa para criar um cenário que atenda às necessidades e desejos das pessoas envolvidas na criação de um cenário. Exemplo prático: os alunos podem desenhar um cenário de uma floresta encantada utilizando plantas como musgos, samambaias e árvores.Etapa 6 - Apresentação do cenário
Os alunos irão apresentar o cenário criado para a turma. Eles deverão explicar como as plantas foram utilizadas para criar a atmosfera e a estética do cenário.Etapa 7 - Discussão
Conduza uma discussão sobre a utilização de plantas em cenários e como elas podem influenciar a atmosfera e a estética de um ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema proposto.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade e originalidade do cenário criado pelos alunos.
- Qualidade da apresentação do cenário pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e fazer uma breve contextualização sobre a arquitetura cenográfica e a utilização de plantas em cenários.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Auxiliar os alunos na pesquisa sobre a utilização de plantas em cenários.
- Conduzir o brainstorming em grupo.
- Avaliar e dar feedback sobre o cenário criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia com base no tema proposto.
- Realizar a pesquisa sobre a utilização de plantas em cenários.
- Participar do brainstorming em grupo para criar um cenário utilizando plantas.
- Desenhar o cenário criado durante o brainstorming.
- Apresentar o cenário criado para a turma.