Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arquitetura cenográfica é uma das áreas mais importantes da arte cênica. Ela é responsável por criar o ambiente que envolve a peça teatral, o filme ou a novela. É a partir dela que o espectador é transportado para o universo da história que está sendo contada. Os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da arquitetura cenográfica para a arte cênica. Explique também a metodologia utilizada na aula, a gamificação, e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão 20 minutos para pesquisar sobre os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos. Cada grupo deverá escolher um elemento para pesquisar e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o elemento que pesquisou e explicar como ele é utilizado na arquitetura cenográfica.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro (imagem em anexo) contendo os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar os elementos pesquisados na etapa anterior para criar o jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar o jogo que criou e explicar como ele funciona.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e escolher o que mais gostaram. Eles deverão explicar por que escolheram esse jogo e o que acharam mais interessante nele.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula explicando como a arquitetura cenográfica é importante para a arte cênica e como a gamificação pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais divertido e envolvente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.
  • Concluir a aula e fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Criar um jogo utilizando os elementos pesquisados.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.