Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância da arquitetura cenográfica na construção de uma cena teatral ou de cinema. Em seguida, apresente exemplos de cenas famosas em que a arquitetura cenográfica foi fundamental para a construção da cena.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - FigurinosOs alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um figurino para um personagem específico. Forneça materiais como papel, lápis de cor e tesoura para que os alunos possam criar o figurino. Ao final da atividade, cada grupo apresentará o seu figurino e explicará as escolhas feitas.
Estação 2 - Adereços
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um adereço para uma cena específica. Forneça materiais como papelão, cola e tinta para que os alunos possam criar o adereço. Ao final da atividade, cada grupo apresentará o seu adereço e explicará as escolhas feitas.
Estação 3 - Cenário
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um cenário para uma cena específica. Forneça materiais como papel, tinta e tesoura para que os alunos possam criar o cenário. Ao final da atividade, cada grupo apresentará o seu cenário e explicará as escolhas feitas.
Etapa 3 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre as atividades realizadas e como elas se relacionam com a arquitetura cenográfica. Os alunos também terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o vocabulário utilizado na composição da arquitetura cenográfica.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de figurinos, adereços e cenários.
- Promover a integração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na criação dos figurinos, adereços e cenários.
- Coerência na escolha dos elementos utilizados na composição da arquitetura cenográfica.
Ações do professor
- Explicar a importância da arquitetura cenográfica na construção de uma cena teatral ou de cinema.
- Fornecer materiais para que os alunos possam criar os figurinos, adereços e cenários.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação dos figurinos, adereços e cenários.
- Utilizar a criatividade na escolha dos elementos utilizados na composição da arquitetura cenográfica.
- Apresentar as escolhas feitas e justificar as decisões tomadas.