Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arquitetura cenográfica é uma área de atuação que envolve a criação de cenários para teatro, cinema, televisão e eventos. Os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos sobre a arquitetura cenográfica, com exemplos de cenários em filmes, teatro e televisão, destacando os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos irão pesquisar sobre os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos e discutir sobre os elementos que pesquisaram. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos são utilizados em filmes, teatro e televisão.Etapa 5 - Criação de cenários
Os alunos irão criar cenários utilizando os elementos que pesquisaram. Eles deverão apresentar seus cenários para a turma e explicar como utilizaram cada elemento na composição dos acontecimentos cênicos.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final com a turma, destacando os pontos positivos e negativos da atividade e como ela contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cenários.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Criatividade na criação dos cenários.
- Participação na discussão em grupo.
- Clareza na apresentação dos cenários.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação dos cenários.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Avaliar os trabalhos dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a atividade e a importância dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Discutir em grupo sobre as descobertas.
- Criar cenários utilizando os elementos pesquisados.
- Apresentar os cenários para a turma.