Aula sobre Planta E Arquitetura Cenografica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arquitetura cenográfica é uma área de atuação que envolve a criação de cenários para teatro, cinema, televisão e eventos. Os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos sobre a arquitetura cenográfica, com exemplos de cenários em filmes, teatro e televisão, destacando os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos irão pesquisar sobre os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos e discutir sobre os elementos que pesquisaram. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos são utilizados em filmes, teatro e televisão.

  5. Etapa 5 - Criação de cenários

    Os alunos irão criar cenários utilizando os elementos que pesquisaram. Eles deverão apresentar seus cenários para a turma e explicar como utilizaram cada elemento na composição dos acontecimentos cênicos.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com a turma, destacando os pontos positivos e negativos da atividade e como ela contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os vocabulários dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cenários.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Criatividade na criação dos cenários.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Clareza na apresentação dos cenários.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação dos cenários.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a atividade e a importância dos elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir em grupo sobre as descobertas.
  • Criar cenários utilizando os elementos pesquisados.
  • Apresentar os cenários para a turma.